TECNOLOGIA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A QUALIDADE DE VIDA

07/03/2011 10:02

 

Tecnologia e as Conseqüências para a Qualidade de Vida

A vida nos grandes centros urbanos com a sua automatização progressiva, além de induzir o indivíduo a gastar menos energia, geralmente impõe grandes dificuldades para ele encontrar tempo e locais disponíveis para a prática das atividades físicas espontâneas. A própria falta de segurança urbana acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer atividades físicas. Além disso, a diminuição da atividade física diária, a má alimentação, o tabagismo, o estresse, o excesso de trabalho (que pode prejudicar o sono) juntamente com fatoes de risco como a obesidade, a hipertensão contribuem para a instalação de doenças hipocinéticas como a ateriosclerose. Esta doença nada mais é do que o comprometimento das artérias pelo acúmulo de sedimentos (gorduras) em suas paredes podendo levar a pessoa a morte.

Aumentar o gasto calórico semanal pode se tornar possível, simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna. Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping-center, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.

Porém, para se atingir os resultados desejados com segurança e eficácia, além da prática regular de atividade física e uma alimentação saudável, são necessários: avaliação médica, avaliação física, avaliação nutricional e um acompanhamento do programa de exercícios por um profissional de Educação Física.