Slackline

18/06/2019 07:56

Fonte: https://www.gibbonslacklines.com.br/sobre1.html

              O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30 cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, e agora, graças a Gibbon, vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo. Iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

              Houve uma evolução do Slackline, tornando-o mais fácil e acessível a todos. Com apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 50 mm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional. Apenas o kit de Slackline e um par de árvores você já está pronto para praticar.

              O Slackline é indicado para todas as idades, desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline

              Benefícios?

              O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacamos o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação, coordenação e desenvolvimento dos músculos estabilizadores (responsáveis por movimentos “pequenos” para manter a postura), como os maiores benefícios do Slackline. Contudo, os praticantes, na maioria das vezes, estão em contato com a natureza, pois as vivências desse esporte acontecem ao ar livre em parques, campos, bosques, gramados, etc.

 

Origem do slackline e sua prática!

 

Fonte: https://slacklineareia.blogspot.com.br/2012/02/origem-do-slackline.html

 

              Não existe nenhuma informação 100 % aceitável sobre a verdadeira origem do Slackline. Uns dizem virem da corda bamba do circo e outros do chain-surf (surf na corrente onde o praticante equilibra-se sobre correntes de ferro).

              Mas a adoção do nome do esporte SLACKLINE, a prática e as criações de suas modalidades, originaram-se em meados dos anos 80 nas montanhas do parque nacional de Yosemite Califórnia, EUA, por um grupo de montanhistas que quando as situações climáticas não lhes permitiam escalarem as montanhas, e entediados pela espera de melhoria do clima, alguém teve a ideia de amarrar fitas tubulares de escalada em 2 pontos de árvores presos a mosquetões e tentar se equilibrar.

              Slackline pode ser praticado por todos (desde que a pessoa não tenha sérios problemas de joelhos e coluna) e sem limite de idade e peso (já que os equipamentos aguentam entre 2 a 3 toneladas). A sua pratica inicialmente precisa ser checado pelo o item segurança.

Segurança inicial da catraca.

              A catraca deve estar totalmente travada, a fim de evitar uma queda brusca, pois se a catraca não tiver totalmente travada, corre o risco de ela soltar a fita e aí a queda é na certa. Na hora de desmontar a catraca, é importante não colocar a mão na parte lateral da catraca que parece uma serra, pois a pressão que o equipamento faz é tremenda e com a mão nessa serra, corre o risco de cortar essa parte. O ideal para iniciantes é ter alguém experiente para instalar e ensinar como usar a catraca. Também pode se utilizar mosquetões de escaladas para instalar as fitas sobre 2 superfícies, obviamente sabendo manusear tais itens.

Fitas de slackline.

              É extremamente essencial para a prática do esporte, um equipamento adequado. Fitas de amarrar cargas de caminhão (onde se tem um gancho de latão) não são recomendáveis, o ideal para garantir a segurança, é ter um equipamento realmente feito para slackline.

              As fitas têm de espessura algumas medidas tais como: 25 mm, 35 mm e 50 mm.

Iniciando o ato de andar de slackline.

              O ideal para iniciar o esporte, é montar a fita abaixo no nível da cintura (a fim de evitar acidentes numa possível queda), subir na fita com os pés bem retos a fita, olhar para um ponto fixo a frente, levantar os braços um pouco acima da orelha, dobrar um poucos os joelhos de forma que o peso seja bem jogado pra baixo, deixar a barriga e ombros retos e prática... muita prática!
              Slackline no inicio é complicado, mas com insistência, força de vontade e repetições se aprende cada pessoa num ritmo diferente de outra!

 

Manobras básicas do Slickline

 

              O slackline chegou ao Brasil há apenas alguns anos e já ganhou adeptos nos quatro cantos do país. O esporte, praticado na maioria das vezes com uma fita de 15, 25 ou 50 metros (podendo ser utilizada em grandes extensões pelos mais experientes) e com 25 a 50 milímetros de largura, permite aos praticantes criar manobras inusitadas. A diferença do slackline para a corda bamba, conhecida dos circos, é que a fita é bem mais flexível, o que possibilita um número maior de saltos e artimanhas. Quem nunca se encantou com o agito do slackine em praças ou parques?

              O slackline pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças a partir dos 5 anos. Dentre os benefícios trazidos pelo esporte estão o equilíbrio, a concentração, a consciência corporal e a velocidade de reação aos movimentos. Ao praticá-lo trabalha-se com todos os músculos do corpo e também com a mente. Confira cinco manobras básicas que destacamos para você!

 

1- Caminhada simples

 

              A primeira manobra que você deve aprender no slackline é a caminhada. Parece simples e fácil, mas para os iniciantes é o exercício fundamental para desenvolver as habilidades necessárias para praticar o esporte, em especial o equilíbrio. Nestas primeiras tentativas recomenda-se o uso de colchões para amortecer os impactos das quedas e evitar lesões ou torções.

              Se você está dando os primeiros passos, lembre-se de que simplesmente ficar em pé na fita é um grande desafio! Não desista! Dois passos já são uma conquista. Os veteranos recomendam: não olhe para baixo, nem para os pés! Mantenha um ponto fixo à frente e concentre-se na caminhada. Um pé após o outro. Para auxiliar no equilíbrio abra os braços até a direção dos ombros, sem ultrapassá-los. Uma boa postura também ajuda, por isso mantenha a coluna ereta e siga adiante! Flexionar os joelhos contraindo os músculos das coxas também é indicado para absorver a tensão da corda. Por fim, é preciso de muita concentração!

              Após os primeiros passos e o domínio do equilíbrio, experimente caminhar por todo o comprimento da fita. Quando você já estiver craque na caminhada simples coloque para si outro desafio: andar para trás na fita! Este simples exercício ajuda a desenvolver todas as habilidades necessárias para o esporte e potencializa a prática de futuras manobras radicais!

 

2 – Giros

 

              Se você já está caminhando por toda a fita, experimente realizar alguns giros, eles serão fundamentais para manobras mais complexas. Os principais giros são rotações de 180 graus e 360 graus. Nesta etapa ainda não é necessário realizar saltos, você pode girar deslizando a sola dos pés na própria fita.

A prática dos giros destaca uma área muscular que é muito utilizada no slackline que é a região abdominal. O centro de gravidade do nosso corpo se encontra aí e ao realizar os giros é preciso manter o equilíbrio, mesmo em movimento. Quem não tem um bom preparo físico pode apresentar dificuldades para fazer estes movimentos. Mas com persistência você chegará a fazer até giros de 540 graus! Vá com calma, estabeleça suas metas e treine bastante pois os giros não possuem limites. Para os mais experientes, giros de 960 graus fazem parte das manobras!

 

3 – Surfing

 

              O surfing é uma manobra, que como sugere o nome, foi inspirada em outro esporte radical. Ela consiste em balançar a fita de um lado para o outro como se de fato o praticante estivesse pisando em uma prancha e deslizando nas águas do mar. A manobra do surfing é indicada para quem está começando pois ajuda a desenvolver o equilíbrio e trabalha com os músculos laterais do abdome.

 

4 – Saltos

 

              Outra manobra recomendada para os iniciantes é o salto caindo sentado, conhecido em inglês como butt bounce. O exercício consiste em pegar um impulso para cima e cair sentado na fita. Há quem utilize a mão na corda para dar suporte, conhecido como stick butt bounce. Essa é uma prática bastante segura em termos de possibilidade de queda, mas que por outro, lado exige agilidade do praticante. O salto caindo sentado é o início para outras manobras mais complexas como o salto caindo de costas (back bounce), de peito (chest bounce), de joelhos (knee bounce), salto de damas (lady bounce), entre outros.

 

5 – Andando de joelhos

 

              Há uma série de manobras que podem ser feitas sem o uso direto dos pés. Dentre estas muitas delas utilizam os joelhos como suporte. Para desenvolver essa região e pensar em exercícios mais complexos para praticar a caminhada de joelhos é um bom começo recomendado para iniciantes. Dentre as vantagens dessa manobra está o fato de que ela alonga os músculos da coxa, tão utilizados na prática do esporte.

 

Modalidades do Slackline

 

              No Brasil, o slackline ganha mais praticantes a cada dia, mas o que pouca gente sabe é que existem várias modalidades do esporte. As principais são Longline, Highline, Waterline, Trickline e Yogaline. Conheça um pouco mais de cada uma delas:

Longline: a sua prática acontece em uma fita com mais de 20 metros de comprimento. O grau de dificuldade do esporte se torna maior, pois uma fita tão longa exige um alto condicionamento físico e muito equilíbrio dos praticantes.

Highline: é quando a fita é ancorada em uma altura maior do que 5 metros. Alguns slackers praticam a modalidade em alturas extremas, como quando amarram a fita entre uma montanha e outra. Isso exige que o praticante tenha algumas noções de alpinismo e um kit de proteção, para sua segurança.

Waterline: é o slackline praticado sobre a água, seja em cima de uma piscina, lagoa, rio ou mar. É uma boa para quem quer treinar novos movimentos, já que a queda acontece na água. Também é uma modalidade super refrescante, ideal para ser praticada no calor.

Yogaline: exige muita concentração. Como o próprio nome já dá a entender, os praticantes dessa modalidade fazem os movimentos da Yoga tradicional em cima da fita. Não é nada fácil!

Trickline: é a modalidade mais praticada e conhecida do slackline. Geralmente, acontece a partir de 60 cm de altura e permite ao slacker a execução de manobras de saltos e equilíbrio extremo.

 

 

BOM TRABALHO!