Rodízio e Eliminatória

10/06/2014 10:20

Sistemas de disputa

Nas competições normalmente são utilizadas três formas de disputas: o Campeonato, o Torneio e Jogos.

Campeonato

- Competição onde há o encontro de cada participante com os demais (todos com todos).

- Quando o campeonato é dividido em etapas, possuindo vários grupos, o encontro pode se limitar às equipes do mesmo grupo.

- É considerado competição de longa duração.

Torneio

- Competição geralmente desenvolvida:

a- De curta duração.

b- Através do sistema das eliminatórias.

c- Pelo rodízio simples com a diminuição do tempo oficial de jogo (ou diminuição dos escores estabelecidos).

Jogos

- Competição onde são disputadas várias modalidades desportivas simultaneamente.

- São, geralmente, de curta duração, lembrando os torneios, podendo, ou não, apurar um vencedor geral, além dos vencedores por modalidades.

- A palavra Jogos deve ser escrita com a inicial maiúscula para diferenciar de jogo – partida, disputa. Exemplo: Jogos Olímpicos.

A realização de competições depende de vários fatores: duração; tipo de atividade; das instalações; do pessoal responsável; do dinheiro disponível; do objetivo ou propósito do campeonato; quantidade de participantes; das características de organização, entre muitas outras variáveis ou fatores.

Antes de iniciar a organização de uma competição o responsável deve, prioritariamente:

- Conhecer a quantidade de participantes.

- Saber o tempo disponível para realizar a disputa.

Existem basicamente três tipos de sistemas de disputa: Básico, Misto e Derivado.

Sistema Básico

- É formado pelos subsistemas de disputa: Rodízio e Eliminatória.

Subsistema de disputa Rodízio

- Os competidores se encontram com os demais – todos com todos.

- Quando a competição é dividida em fases e os participantes separados em grupos, os encontros podem acontecer apenas entre os participantes do mesmo grupo.

Subsistema de disputa Eliminatória

- Após cada etapa realizada, esse subsistema prevê a eliminação dos perdedores, permanecendo na competição apenas os vencedores.

- As eliminatórias podem ser “simples” e “duplas”.

- Na eliminatória simples a equipe é eliminada na 1ª derrota; na eliminatória dupla é eliminada após a 2ª derrota.

Sistema Misto

- Sistema de disputa onde, em uma fase da competição se utiliza um dos subsistemas básicos de disputa e, em outra fase, se utiliza o outro subsistema básico de disputa.

- Por exemplo, na primeira fase da competição se utiliza o Rodízio entre todos os participantes da competição. Na outra fase, as equipes pra tal classificadas se enfrentam em Eliminatória Simples até a definição do vencedor. Isso ocorre, por exemplo, na Copa do Mundo de Futebol.

Sistema Derivado

- Sistema de disputa gerado a partir de um dos subsistemas do sistema básico.

Exemplo: Bagnall-wild ou Suíço, Shuring ou Americano, e Handicap.

Organização de campeonatos recreativos ou esportivos

A classificação dos campeonatos depende de vários fatores: duração; tipo de atividade; das instalações; do pessoal responsável; do dinheiro disponível; do objetivo ou propósito do campeonato; quantidade de participantes; das características de organização, entre muitas outras variáveis ou fatores.

Dentre os mais conhecidos estão: campeonato por acúmulo de pontos (pontos corridos) e eliminatória simples.

Campeonato por acúmulo de pontos ou pontos corridos

São campeonatos onde os pontos obtidos em cada encontro se somam. Podem ser coletivos ou individuais. É também denominado “todos contra todos”, isto são todos os jogadores ou equipes jogando o mesmo número de partidas. Vence o jogador ou a equipe que somar mais pontos. É um tipo de campeonato muito fácil de organizar e pode ser realizado num curto período de tempo ou durante toda uma temporada, incluindo-se várias rodadas.

O número de jogos por rodada é igual a metade do número de concorrentes (nc/2) quando são pares e da metade do número de concorrentes menos um (nc-1):2 quando o número de concorrentes é ímpar. Exemplo: com 8 concorrentes haverá 4 partidas, com 7 concorrentes haverá 3 partidas. O número de jogos por campeonato é determinado multiplicando o número de concorrentes pelo número de equipes menos um e seu resultado é dividido por 2.

nc= Número de concorrentes nj=nc x (nc – 1)

nj= nº de jogos 2

Campeonatos por eliminação

Em cada rodada é eliminada a metade dos participantes, se não tem outra chance de participar o campeonato se chama de Eliminatória Simples, se os perdedores fazem outro campeonato paralelo se chama de Eliminatória Dupla.

As rodadas se calculam elevando à potência 2 tantas vezes quantas sejam necessárias para igualar ou ultrapassar o número de participantes. Exemplo: com 8 participantes, para alcançar esse número é necessário elevar 3 vezes à potência 2, assim, o número de rodadas será 3.

Regras Básicas das Eliminatórias Simples

  1. Potências de 2: 2, 4, 8, 16, 32,64,128

(21, 22, 23, 24, 25, 26, 27);

  1. Determinação de isentos: diminui-se a potência de 2 imediatamente superior ao número de concorrentes deste número de concorrentes. Exemplo: se a competição tem 7 equipes, a potência de 2 imediatamente superior a 7 será 8. Para encontramos os isentos da primeira rodada diminuiremos 8 de 7. Teremos, então, 1.

Em conseqüência, um torneio com 7 equipes terá uma equipe de fora na primeira rodada, que constará de 3 jogos com 6 equipes. Na rodada seguinte, quatro equipes farão 2 jogos;

  1. Quando existe apenas 1 isento, devemos colocá-lo ao final da chave;
  1. Quando o número de isentos é par, colocar metade dos isentos em cada extremidade da chave;
  1. Quando o número de isentos é impar, colocar 1 isento a mais no final da chave;
  1. A distribuição das equipes na chave obedece a qualquer um dos seguintes critérios: sorteio, classificação em competição anterior ou ordem de inscrição;
  1. Fórmula para se saber o número de jogos deste processo, antes mesmo da realização da competição:

nj = nc -1 nj: números de jogos; nc: número de concorrentes.

ELIMINATÓRIA SIMPLES

1º Caso: Quando o total de concorrentes é um número potência de 2, formulamos a chave de modo que todos se enfrentam na primeira rodada, após o que sobram os vencedores que jogarão entre si pelo mesmo método até o confronto final.

Concorrentes: 8

nj = nº de jogos

nc = nº de concorrentes

nj = nc – 1

nj = 8 – 1

nj = 7

2º Caso: Quando o total de concorrentes não é uma potência de 2, isentaremos certo número de jogadores ou equipes da primeira rodada, de modo que na etapa seguinte possamos ter um número de concorrentes potência de 2. Daremos, então, seqüência à competição até o seu final.

Concorrentes: 7

nj = nc – 1

nj = 7-1

nj = 6

Potência de 2 imediatamente superior: 8

Nº de concorrentes: 7

8 – 7 = 1 ISENTO

Eliminatória Simples com 12 participantes.

- Para se determinar o n° de isentos, deve-se subtrair a potência de 2 imediatamente superior ao n° de participantes da quantidade de participantes.

- Nesse exemplo, a quantidade de participantes é 12 e a potência de 2 imediatamente superior a 12 é 16. Portanto, 16 – 12 = 4 isentos.

Concorrentes: 13

nj = nc – 1

nj = 13-1

nj = 12

Potência de 2 imediatamente superior: 16

Nº de concorrentes: 13

16 – 13 = 3 ISENTOS

Concorrentes: 13

nj = nc – 1

nj = 13-1

nj = 12

Potência de 2 imediatamente superior: 16

Nº de concorrentes: 13

16 – 13 = 3 ISENTOS