Princípios do treinamento - 5º período

09/04/2014 17:48

Princípios do Treinamento

 

Sobrecarga:

Definição: é a aplicação de estresse ou demanda maior do que a normal sobre o sistema fisiológico, ou sobre algum órgão, que resulta em aumento da força ou da função dos mesmos.

 

Adaptação:
            Definição: é a capacidade de um sistema ou órgão adaptar-se a um esforço ou sobrecarga adicional, a partir do aumento de força ou função, através do aumento das reservas de energia ou da eficiência neuromuscular.

 

Especificidade
            Definição: é o princípio que recomenda o treinamento exclusivo da parte do sistema ou do corpo que esteja recebendo a sobrecarga. A adaptação fisiológica será específica para esta parte do corpo.

 

Individualidade biológica

Um indivíduo é o resultado da soma do genótipo (bagagem genética transmitida ao indivíduo) + fenótipo (expressão dos genes determinada pela herança genética). Os genótipos podem ser classificados como: biótipo, composição corporal provável, força máxima possível, provável percentual de fibras musculares. E os fenótipos como: nível de desenvolvimento muscular, nível do consumo de O² (VO² max), percentual real de fibras musculares e força máxima.

Além dessas características individuais, características coletivas como raça, idade, sexo e mais o nível sócio-econômico-cultural influenciarão na formação da individualidade.

 

Continuidade/Reversibilidade

As modificações induzidas pelo treinamento são transitórias ou passageiras. Todas as características secundárias adquiridas por meio do treino, perdem-se e retornam aos limites iniciais pré-treinamento, depois de determinado período de inatividade. Pelo motivo exposto há sempre a necessidade de manutenção do treinamento em níveis contínuos para a manutenção de um estado de treinamento mais elevado. As perdas nos níveis de adaptação adquiridas no treino estão intimamente relacionados ao período de tempo em que foram adquiridos. Como regra "quanto mais longo o período de treinamento mais longo será o período de destreino" (Zatsiorsky; 1999) e " Toda aquisição que se ganha lentamente e em um tempo prolongado mantém-se com mais facilidade e perde-se com mais lentidão do que as aquisições conseguidas rapidamente e em um tempo curto" (Barbanti; 1986).

 

Interdependência volume X intensidade

O presente princípio baseia-se na relação ótima de aplicação do volume e da intensidade no treinamento, comumente sempre que o volume de treino eleva-se se reduz à intensidade. Como regra geral de segurança dá-se prioridade ao volume nas primeiras modificações do treino, em seguida eleva-se a intensidade.

Referências

ACSM. Programa de condicionamento física da ACSM. 2 ed. São Paulo: Manole Ltda., 2003.

CANADIAN, Standardized. Test of fitness (cstf): operations manual, fitness and amateur Sport. 3 ed. Ottawa: Minister of State, 1986.

DEURENBERG, P; PIETERS, J. J. L.; HAUTVAST,  J. G. A. J. The assessment of the body fat percentage by skinfold  thickness measurements  in  childhood and  young  adolescence. British  Journal  of Nutrition.  1990; 63:293303.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do peso corporal: composição corporal, atividade física e nutrição. Londrina: Midiograf, 1998.

KENNEY, W. L. et al. Manual do ACSM para teste de esforço e prescrição de exercício. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Revinter Ltda, 2000.

McARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e a sua implementação em sala de aula. Brasília: Ed. UnB, 2006.

POLLOCK, M. L.; WILMORE, J. H. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2 ed. Medsi:1993.

PROESP-BR. Projeto Esporte Brasil: indicadores de saúde e fatores de prestação esportiva em crianças e jovens. Disponível em: <HTTP:// www.proesp.ufrgs.br>. Acesso em: 03 de agosto de 2011.