Material de apoio - Educação Física 3o. período

07/03/2012 12:41

Conceito de tática de jogo e vivência de sistemas de defesa e ataque.

 

1 Sistema, Estratégia e Tática de jogo

Muito se fala sobre sistema de jogo, sua evolução e definição, e confunde-se muito com esquema ou como tática, muitas vezes definindo os termos da maneira errônea, e com interpretações das mais variadas. Existe muita controvérsia inclusive com o tipo de nomenclatura utilizada.

1.1 Sistema de Jogo ou Esquema de Jogo

Entende-se por sistema de jogo, a distribuição dos jogadores em quadra para o início de partida. Formação básica que objetiva preencher todos os espaços na quadra, definindo tarefas pertinentes a essa distribuição (GARCIA CHICO (1993), FRISSELLI; MANTOVANI (1999), BANGSBO E PEITERSEN (2003 apud VENDITE, 2006, p. 27). 

Para Garcia Chico (apud VENDITE, 2006, p. 27), essa posição inicial da equipe será alterada constantemente em razão dos esquemas que serão utilizados na partida, esquemas esses decorrentes da forma que a equipe, através de sua movimentação, buscará para suplantar o adversário, ou seja, quais as táticas que serão utilizadas. Sendo assim, o sistema de jogo será uma estrutura diretiva sobre a qual se apoiarão as regras a serem seguidas pela equipe na busca de um resultado positivo. 

Segundo Frisselli; Mantovani (apud VENDITE, 2006, p. 27), o que normalmente definimos como a disposição tática dos jogadores de handebol em quadra, na verdade é o sistema de jogo empregado. Por exemplo, 5x1 ou 4x2 ou 3x3.

Para Bangsbo; Peitersen (apud VENDITE, 2006, p. 27), sistema de jogo consiste de uma formação de saída e de diretrizes relativas para atuar no ataque e na defesa. No handebol, os sistemas são denominados por combinação de números que indicam as posições dos jogadores na zona de ataque e defesa. Quando ouvimos falar de um sistema 5-1na defesa significa que se encontram cinco jogadores próximos a área de gol um ao lado do outro, e um jogador adiantado. O número de combinações possíveis é relativamente pouco interessante, são os jogadores e não os sistemas que ganham as partidas.

Além de salientar que sistema é a forma de distribuição dos jogadores no terreno de jogo, de forma que possa ocupar de maneira racional todos os setores do campo, Melo (apud VENDITE, 2006, p. 27), ainda afirma que o sistema é formado por todos os elementos que atuam em uma partida, e que não deve ser mudado a toda hora pelo treinador, mas que ele deve ter táticas diferentes que possam ser utilizadas em função de cada adversário.

Drubscky (apud VENDITE, 2006, p. 28) usa o termo sistema tático para definir sistema de jogo, e diz que como o conjunto das táticas que determinam as ações e características de uma equipe, é a idéia do jogo, o desenho tático, esquematizações, variações, posturas, sistemas de marcação, detalhes táticos e estilos de jogo. O sistema tático é definido pelas numerações 5-1, 4-2, 3-3, 2-4 e 1-5.

Já o esquema tático é um elemento do sistema tático, resumindo são as jogadas ensaiadas, por exemplo, uma movimentação na quadra treinada pelos jogadores ou setores da equipe.

Luxbacher (apud VENDITE, 2006, p. 28) coloca que sistema de jogo se refere à organização coletiva, no caso do handebol os 7 jogadores. O individual, os pequenos grupos e as táticas que tem aprendido neste ponto são universais para todos os sistemas, embora as responsabilidades do jogador e o papel deles, diferem de um sistema e outro, ou seja, o jogador se encaixa em sistemas diferentes, mas ele “interpreta” um papel diferente para cada um deles. O sistema de jogo define o papel de cada jogador na equipe.

Hargreaves (apud VENDITE, 2006, p. 28), coloca que sistema de jogo é a formação da equipe, mas ressalta que são os jogadores que ganham uma partida e não a formação do time.

1.2 Estratégia de Jogo

Para Bangsbo; Peitersen (apud VENDITE, 2006, p. 29), a estratégia de jogo é o modo que cada jogador se comporta na quadra de jogo, tanto individualmente como coletivamente em coordenação com seus companheiros dentro de um contexto organizado.

Para Frisselli; Mantovani (apud VENDITE, 2006, p. 29) são ações provenientes de bola parada, que se podem desenvolver durante uma partida de handebol, com o objetivo de neutralizar ou suplantar o adversário. Exemplo: estratégias utilizadas nos passes, arremessos, progressões e reposições de bola, tanto no plano ofensivo, como no plano defensivo.

Drubscky (apud VENDITE, 2006, p. 27), diz que montar a estratégia para equipe é uma das atribuições mais importantes de um técnico, onde ele deve analisar as condições de momento e as possibilidades futuras do elenco e do clube. Segundo o autor, as ações do time são idealizadas num plano estratégico maior e depois executadas em detalhes nos treinamentos e jogos. Para ele o treinador deve ter uma estratégia para o final da partida, devem estar programadas atitudes táticas específicas, para mudar ou não o resultado do jogo. O autor usa a expressão planejamento estratégico.

1.3 Tática de Jogo 

Entende-se por Tática de Jogo, como a Concepção de jogo devidamente planejada, a qual pode ser aplicada para diferentes circunstâncias, tendo como finalidade alcançar objetivos propostos, utilizando recursos disponíveis. (Condições físicas e técnicas da equipe e do adversário; regras de handebol; regulamento; clima; local; arbitragem e dados estatísticos)

Para Frisselli; Mantovani (apud VENDITE, 2006, p. 30), tática é a ação de ataque e defesa, com a bola em movimento, e que acontecem durante a partida, com a função de surpreender ou frear o adversário. Segundo o autor, a tática é o mesmo que esquema só que com a bola em movimento.

McAvoy (apud VENDITE, 2006, p. 30) diz que táticas são convencionalmente discutidas por pequenos grupos para ataque e defesa, e da tática do time para ataque e defesa.

Para Drubscky (apud VENDITE, 2006, p. 30) a tática leva em consideração inúmeros fatores, para ele quando a idéia tática do jogo exacerba o valor individual dos atletas dará uma boa contribuição às vitórias, se isso não ocorrer, algo deve ser feito levando em consideração o tempo, os treinamentos, etc. O autor ainda ressalta que para ter um domínio da ciência tática e do comando no futebol, é necessário o conhecimento teórico e prático. “(...) Pensar taticamente a formação da equipe é relevar os pontos importantes e colocá-los em prática. (...)”

Mas será que esquema tático é a mesma coisa que sistema tático? São dois termos muito confundidos no senso comum, as pessoas misturam esses dois conceitos, que são diferentes.

Frisselli; Mantovani (apud VENDITE, 2006, p. 30) ainda dividem a tática em tática defensiva e tática ofensiva, para eles o termo fundamentos táticos do jogo, diz respeito a certo número de princípios simples e adaptáveis a qualquer sistema de jogo. 

Para estes autores a tática ofensiva, ou princípios ofensivos as ações técnico-táticas realizadas pela equipe, como eles colocam, é denominada quando esta se encontra da posse da bola com o objetivo maior de finalizar no gol adversário. A tática defensiva é a ação realizada pelos jogadores da equipe quando não estão com a posse da bola.

Segundo Bauer (apud VENDITE, 2006, p. 31), na tática, o sucesso do time não depende somente dos jogadores e do treinador, mas também da gerência. O autor coloca que em geral a tática é definida de várias formas, existe a tática quando se está jogando, preparando e se organizando para uma partida competitiva, ou seja, a tática envolve todo o processo, não só da partida, mas toda a preparação durante a semana. A tática é também a interferência, quando é preciso resolver alguma situação da partida, do treinador, onde ele utiliza através da técnica, da parte física e da psicológica, para mudar a situação de um placar, por exemplo. O autor também coloca que a tática é um plano específico para algumas ações e também define como sendo a prática para o desenvolvimento dessas ações.

Fonte: Fonte: Vendite, Caroline Colucio.V533s Sistema, estratégia e tática de jogo: uma analise dos profissionais que atuam no futebol / Caroline Colucio Vendite.Campinas, SP: [s.n], 2006. Orientador: Antonio Carlos de Moraes. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

 

Vivência e discussão das habilidades físicas e motoras envolvidas no esquema de treinamento do handebol

 

No bimestre anterior estudamos os fundamentos básicos e habilidades motoras. Assim, retomaremos alguns pontos para dar continuidade ao tema.

 

Os fundamentos básicos do handebol compreendem:

  • Passes: frontal, frontal picado, baixo, por cima da cabeça, de costas;
  • Progressão: drible, três passadas e seis passadas;
  • Arremessos: apoiado, em suspensão, 7 metros, pronação.

 

            As habilidades motoras estão presentes nos gestos motores que envolvem os fundamentos básicos: correr, saltar, arremessar, rolar (após uma queda), coordenar movimentos (quicar, correr, saltar e arremessar de forma simultânea ou concomitante).

            O sistema tático compreende o posicionamento dos jogadores em quadra. Este posicionamento depende das características da própria equipe e da equipe adversária:

            - O jogador e a bola

            - O jogador, a bola e o gol

            - O jogador, a bola, o gol e o companheiro

            - O jogador, a bola, o gol, o companheiro e o adversário.

            Assim, os jogadores podem apresentar as seguintes formações:

  • 6-0 (faça o desenho e anote as explicações)

 

 

 

 

  • 5 – 1 (faça o desenho e anote as explicações)

 

 

 

 

  • 4 – 2 (faça o desenho e anote as explicações)

 

 

 

 

  • 3 – 3 (faça o desenho e anote as explicações)

 

 

 

 

  • 2 – 4 (faça o desenho e anote as explicações)

 

 

 

 

  • 1 – 5 (faça o desenho e anote as explicações)

 

 

 

 

  • Para o desenvolvimento das habilidades motoras (gestos motores) as equipes de handebol praticam nos treinamentos passes (frontal, frontal picado, baixo, por cima da cabeça, de costas), progressões (drible, três passadas e seis passadas) e arremessos (apoiado, em suspensão, 7 metros, pronação).
  • O volume treinamento das habilidades motoras depende do momento no qual as equipes se encontram dentro do calendário de jogos do ano. Por exemplo: no início do ano ou do calendário esportivo de competições as equipes de handebol possuem um volume menor de treinamento das habilidades motoras comparado com a parte física (capacidades físicas). Com o andamento do calendário esportivo o treinamento físico diminui e a parte técnica e tática aumenta.

 

 

  • Tabela de treinamento

Mês

Jan.

Fev.

Mar.

Abr. *

Maio*

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outrubro *

Novembro*

Dezembro*

Elemento

Físico

60-70%

40-50%

20-30%

10-20%

10-20%

40-50%

40-50%

20-30%

20-30%

20-30%

10-20%

10-20%

Técnico e Tático

30-40%

50-60%

70-80%

80-90%

80-90%

50-60%

50-60%

70-80%

70-80%

70-80%

80-90%

80-90%

* Competições mais importantes.

            O treinamento físico tem como objetivo desenvolver as capacidades físicas envolvidas na dinâmica do jogo de handebol. Dentre as capacidades envolvidas temos: resistência geral, resistência de velocidade, força, velocidade, potência, agilidade e flexibilidade: (estudadas no 3º bimestre).

  • O termo resistência anaeróbia refere-se à soma total do esforço físico realizado numa partida que ocorre sob estímulos de alta intensidade ou freqüência e fornecimento insuficiente de oxigênio – não há oxigênio suficiente para a mobilização aeróbica de energia, que passa a ser obtida por mecanismos anaeróbicos.
  • A resistência de velocidade diz respeito à capacidade de realizar vários corridas de curta distância com alta velocidade sem perda de eficiência tanto no ataque quanto na defesa.
  • A força é necessária nas ações de defesa principalmente nos choques de corpo a corpo.
  • A potência (força vezes velocidade) permite a realização de eficientes arremessos, lançamentos e passes, principalmente no arremate ao gol.
  • A agilidade é de suma importância, pois a eficiência das estratégias dependem da velocidade atrelada a rápida mudança de direção e sentido das corridas e dos movimentos.
  • Um flexibilidade ideal permite a realização dos gestos motores com mais eficiência e autonomia, assim como prevenção de lesões (por exemplo: na realização de um gesto motor que exija alto nível de flexibilidade).

Outro ponto importante são as estatísticas dos jogos. Muitos preparadores físicos as utilizam para prescrever programas de treinamentos, assim os dados coletados durante os jogos são muito importantes, já que permitem adequar os treinos as exigências reais de competição

Reflexão:.

            1 - Além do treinamento físico, técnico e tático você poderia citar e/ou descrever outro elemento que compõe um programa de treinamento?

2 – Você poderia citar uma capacidade física não descrita anteriormente?

3 – As capacidades físicas são necessárias somente para atletas?