Handebol - 3º período

07/04/2014 09:02

Professor: Alan Rodrigo Antunes

Turma: Eletrotécnica 3

Unidade Curricular: Educação Física 3

 

HANDEBOL: aspectos técnicos e táticos do jogo

 

            O handebol pode ser caracterizado como um esporte de oposição e cooperação, pois envolve ações simultâneas entre duas equipes (ataque e defesa) que ocupam um espaço comum, proporcionando contato direto entre os participantes.

            O handebol, também, é composto por habilidades específicas (fundamentos técnicos) que, em sua maioria, são contínuas ou seriadas e que são executadas em ambiente aberto, no qual companheiros de equipe, adversários, limites de tempo e espaço determinam uma imprevisibilidade, o que o torna o handebol um esporte dinâmico e variado.
            Para atender as exigências mínimas do jogo, um atleta de handebol deve ter o domínio dos fundamentos do jogo que podem ser: de defesa (controle de corpo, posição defensiva, atitude defensiva) e de ataque (controle de corpo, controle de bola, condução de bola, arremessos, passes, lançamentos e atitude ofensiva). Esses fundamentos combinados formam pequenas estruturas grupais (situações de jogo: 1x1; 2x2 e 3x3) que por sua vez levam a uma organização tática necessária para que se obtenha um mínimo de eficiência coletiva (sistemas de defesa e ataque: 6-0, 5-1, 4-2, 3-3 e outras).

            Assim, o jogador de handebol deve ser capaz de compreender e executar movimentações e as suas variações, antecipando respostas de seus companheiros e dos adversários, levando a tomadas de decisões muito rápidas e que exigem grande eficiência na execução dos fundamentos.

            Um jogo de handebol pode ser analisado sob os seguintes pontos de vista:
1. técnico: quando se analisa o desempenho de um ou mais jogadores, procurando-se determinar o nível de suas ações, a execução dos fundamentos e a eficiência dessa execução, quantificando a ação através de uma determinada mensuração; neste ponto de vista é importante entender a habilidade motora como integrante da técnica, que passa de movimentos comuns no dia-a-dia ou de movimentos presentes em jogos e brincadeiras para gestos específicos no handebol, como arremesso, lançamento, três passadas, passe, progressão, tiro de sete metros, etc.; incorporando, dessa forma as necessidades, características e exigências do esporte e a receber o nome de técnica e não mais simplesmente uma(s) habilidade motora.

2. tático: quando se analisam situações desenvolvidas por pequenos grupos ou por toda a equipe, na defesa e no ataque recebendo nomenclaturas como : 6-0, 5-1, 4-2, 3-3 que representam as funções dos jogadores. Por exemplo: no sistema tático 6-0 de defesa tem-se 6 jogadores um ao lado do outro a frente da área restritiva do goleiro. Já no sistema tático 5-1 de defesa tem-se 5 jogadores um ao lado do outro frente a área restritiva do goleiro e um mais adiantado com a função de pressionar e/ou recuperar a posse de bola da equipe adversária . A distribuição das funções em uma equipe pode ser a mais diversa possível e depende de vários fatores como: características dos jogadores da equipe, caracterísitca dos jogadores da equipe adversária, objetivo da equipe frente a sua posição no campeonato, objetivo momentaneo da equipe no jogo, etc.

            Para a compreensão do jogo de handebol nas dimensões técnicas e táticas, se faz também necessário a análise de algumas relações, como:

- O jogador e a bola: uma aproximação maior entre a habilidade motora e a técnica.

- O jogador, a bola e o companheiro: a consciência da necessidade e importância de que sem meu companheiro(s) não é possível o desenvolvimento do jogo, não há possibilidade da existência efetiva da equipe.

- O jogador, a bola, o companheiro e o adversário: a consciência clara da existência dessas relações permite ao jogador, e consequentemente a equipe, a análise das condições da equipe frente aos adversários a priori, durante e posterior aos jogos; a análise antes permite a coleta de informações para guiar as ações futuras, a análise durante o jogo permite adequar o que se foi pensado e o que se pode realmente fazer (possibilidade e limites), e a análise posterior proporciona uma reflexão sobre o que se pensou, o que pode ser feito, o que foi feito e o que pode ser mudado.

- O jogador, a bola, o companheiro, o adversário e o alvo: a compreensão dessas relações permitem uma experiência de jogo que garante além do que foi relatado no item anterior como também a análise do resultado obtivo, seja de questões pontuais como aproveitamentos de lances livres e arremessos de média e longoa distância, como também de comportamentos individuais e coletivos, como por exemplo: passar a bola para um companheiro em melhores condições, auxiliar na marcação, perceber o melhor momento para a finalização (o arremesso), realizar um corta luz ou bloqueio para o arremesso de um companheiro, reação da equipe em relação a torcida, etc.

            Outro ideia importante nos esportes coletivos é o objetivo de uma equipe estando no ataque ou na defesa. Lembando, que uma equipe está no ataque quando tem a posse de bola e na defesa quando busca recuperá-la independente de sua posição na quadra.

- Equipe no ataque: manuter a posse de bola, progredir em direção ao alvo e finalizar.

- Equipe na defesa: recuper a posse de bola, evitar a progressão da equipe adversária e proteger o alvo.

            Por fim, o texto buscou relacionar os fatores, elementos e princípios necessários para a compreensão e vivência do handebol de forma consciente e crítica dos fatores mais específicos do esporte (em outro momento discutiremos sobre questões éticas, sociais, econômicas e culturais). Acreditamos que para a prática esportiva consciente este percurso seja necessário, isto é, a construção de uma personalidade ativa frente ao contexto que envolve o esporte, no caso o basquetebol, porém, para se alcançar tal personalidade só é possível por meio do desenvolvimento de uma consciência crítica aberta ao diálogo.

 

Exercícios

 

1 – Como o handebol pode ser caracterizado?

 

 

 

 

2 – Analise o handebol sob o ponto de vista técnico e tático.

 

 

 

 

3 – Explique as relações existentes entre jogador, bola, adversário, companheiro e alvo no jogo de handebol.

 

 

 

 

4 – O que é exigido de um jogador de handebol?

 

 

 

 

 

5 – Quais os objetivos de uma equipe de handebol tanto no ataque quanto na defesa?

 

 

 

 

Bom trabalho!