ESPORTE: VOLEIBOL (PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS)

07/03/2011 10:07

 

Voleibol

O voleibol foi criado em 1895 nos Estados Unidos por William Morgan, para incentivar a prática de atividades físicas em quadras cobertas. As primeiras regras foram impressas em 1897 e o jogo começou a ganhar popularidade a partir de 1910, quando se construíram quadras em parques públicos de diversas cidades americanas. Em 1936, iniciou-se o movimento para a fundação de um órgão internacional que dirigisse o voleibol (Federação Internacional de Voleibol), o que só foi conseguido em 1947. Por volta de 1917, a ACM (Associação Cristã de Moços) trouxe o voleibol para o Brasil. O voleibol passou a integrar a programação dos Jogos Olímpicos, em 1964, no Japão.

Voleibol é um esporte coletivo, disputado por duas equipes numa quadra dividida por uma rede. Há diferentes versões disponíveis para específicas circunstâncias, propiciando versatilidade do jogo para todos.

O objetivo do jogo é enviar a bola sobre a rede para fazê-la tocar a quadra do adversário. A equipe tem três toques para retornar a bola (além do contato do bloqueio). .

A bola é colocada em jogo com um saque, golpeada pelo sacador sobre a rede para os adversários. A jogada ("rally") continua até a bola tocar o solo, ir "fora" ou uma equipe falhar ao retorná-la.

No voleibol, a equipe que vence uma jogada ("rally") marca um ponto (Rally Point System - Sistema de Pontos por Jogada). Quando a equipe receptora ganha a jogada, ela ganha um ponto e o direito de sacar, e seus jogadores rodam no sentido dos ponteiros do relógio.

A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura em todos os lados.

 

O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo, a qual deve estar livre de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir, no mínimo, 7m desde a superfície de jogo.

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a zona livre deve medir, no mínimo, 5m, a partir das linhas laterais e 8m a partir das linhas de fundo. O espaço livre de jogo deve medir , no mínimo, 12,5m de altura a partir da superfície de jogo.

A zona de substituição é delimitada pelo prolongamento imaginário das linhas de ataque até a mesa do apontador.

Colocada verticalmente sobre a linha central, instala-se a rede, cuja parte superior é ajustada a 2,43m para os homens e a 2,24m para as mulheres.

Sua altura é medida no centro da quadra de jogo. A altura da rede (sobre as linhas laterais) deve ter exatamente a mesma altura e não deve exceder a altura oficial em mais de 2cm.

A antena é uma vara flexível com 1,8m de comprimento e 10mm de diâmetro, feita de fibra de vidro ou material similar.

A antena é amarrada, tangenciando a parte externa de cada faixa lateral. As antenas são colocadas em lados opostos da rede.

A parte superior de cada antena estende-se além do bordo superior da rede por 80cm e é marcada com listras de 10cm de largura, em cores contrastantes, preferivelmente vermelho e branco.

As antenas são consideradas como parte da rede e delimitam lateralmente o espaço de cruzamento.

A equipe é constituída de, no máximo, 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um treinador e um médico.

 Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, o médico deve ser credenciado previamente pela FIVB.

Um dos jogadores, que não o Líbero, é o capitão da equipe e deve estar indicado na súmula.

Somente os jogadores registrados na súmula podem entrar na quadra e participar da partida. Uma vez que o técnico e o capitão da equipe tenham assinado a súmula, o registro dos jogadores não pode mais ser mudado.

         Um set (exceto o decisivo, 5º set) é vencido pela equipe que primeiro marcar 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que uma diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25; ...).

A partida é vencida pela equipe que vencer três sets. Em caso de empate em 2 x 2 em sets, o set decisivo (5º) é jogado até 15 pontos, com uma diferença mínima de dois pontos.

No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador).

A posição dos jogadores é numerada como segue:

·        os três jogadores junto à rede são os jogadores da linha de frente e ocupam as posições 4(frente-esquerda), 3(frente-centro) e 2(frente-direita).

·        os outros três são os jogadores da linha de trás, ocupando as posições 5(atrás-esquerda), 6(atrás-centro) e 1(atrás-direita).

Posição relativa entre jogadores - cada jogador da linha de trás deve estar posicionado mais afastado da linha central do que o jogador da linha de frente correspondente.

Os jogadores da linha de frente e os da linha de trás, respectivamente, devem estar posicionados lateralmente na ordem indicada.

As posições dos jogadores são determinadas e controladas de acordo com as posições de seus pés em contato com o solo, como segue:

·        cada jogador da linha de frente deve ter pelo menos parte de seu pé mais perto da linha central que os pés do jogador correspondente da linha de trás.

·        cada jogador direito (esquerdo) deve ter pelo menos parte de seu pé mais próximo da linha lateral direita (esquerda) que os pés do jogador central naquela linha.

Após o golpe de saque, os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posição na própria quadra e na zona livre.

A ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada com a ordem de saque e posição dos jogadores durante todo o set.

Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores rodam uma posição no sentido dos ponteiros do relógio: jogador na posição 2 roda para a posição 1 para sacar, jogador da 1 roda para a 6 etc.

FALTAS AO JOGAR A BOLA

·        QUATRO TOQUES: uma equipe toca a bola quatro vezes antes de retorná-la;

·        TOQUE APOIADO: um jogador apóia-se em um companheiro de equipe ou em qualquer estrutura/objeto dentro da área de jogo para alcançar a bola.

·        BOLA PRESA: a bola é retida e/ou lançada; ela não é rebatida pelo toque

  • DUPLO CONTATO: um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola toca consecutivamente várias partes de seu corpo.

Cada equipe tem o direito de inscrever, dentre a lista de 12 jogadores, um (1) jogador especializado defensivo -“Líbero”.

O jogador Líbero deve usar um uniforme (ou jaleco/peitilho para o Líbero re-designado) cuja camiseta, no mínimo, deve contrastar na cor com os demais membros da equipe. O uniforme do Líbero pode ter um feitio diferente, mas deve estar numerado como os demais membros da equipe.

O Líbero está autorizado a substituir qualquer jogador posicionado na linha de trás.

Ele está restrito a atuar como um jogador na linha de trás e não está autorizado a completar um golpe de ataque de qualquer lugar (incluindo a quadra de jogo e zona livre) se, no momento do contato, a bola estiver mais alta do que o bordo superior da rede.

Ele não pode sacar, bloquear ou tentar bloquear.

Um jogador não pode completar um golpe de ataque mais alto que o bordo superior da rede, se a bola é proveniente de um passe de voleio (toque) de um Líbero que está na sua zona de frente ou na extensão dela. A bola pode ser livremente atacada se o Líbero faz a mesma ação fora da sua zona de frente ou da extensão dela.

Fonte: REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2005- 2008 EDIÇÃO NOVA - www.fivb.org