Condicionar
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A qualificação para o trabalho pressupõe, aos alunos de cursos técnicos integrados, conhecerem os conceitos relacionados à aquisição e manutenção da saúde. Assim, a saúde não é apenas a ausência de doença, mas um estado de razoável harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade, e o exercício físico tem um papel importante nesse processo:
Evidências epidemiológicas e laboratoriais convincentes mostram que o exercício regular protege contra o desenvolvimento e a progressão de muitas doenças crônicas e que ele é um componente importante de um estilo de vida saudável. (KENNEY, W. L. et al., 2000, p. 3-4)
Para se atingir nível adequado dos componentes que integram um bom condicionamento físico faz-se necessário a prática de exercícios aeróbios, exercícios de força e flexibilidade. De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM, 2003, p. 8):
[...] o condicionamento físico relacionado à saúde refere-se à capacidade que seu coração, seus vãos sanguíneos, seus pulmões e seus músculos têm de resistir às tarefas diárias e ocasionais, assim como a desafios físicos inesperados, com um mínimo de cansaço e desconforto. Em outras palavras, é a posse das reservas de energia necessárias para fazer tudo o que se deseja – e ainda mais!
Por conseguinte, temos as seguintes definições segundo ACSM (2003, p. 9):
. Capacidade aeróbia – A capacidade de o corpo captar e utilizar o oxigênio para produzir energia.
. Capacidade muscular – A força e a resistência de seus músculos.
. Flexibilidade – A capacidade de flexionar as articulações e os músculos por meio de uma série de movimentos.
. Composição corporal – A relação entre a quantidade de tecido adiposo e a de outro tecido no seu corpo.
Assim, há necessidade da avaliar os componentes acima:
. Teste de 9 minutos: capacidade aeróbia.
. Teste de abdominais: capacidade muscular.
. Teste de sentar e alcançar: flexibilidade.
. Método das dobras cutâneas: composição corporal.
Abaixo segue as tabelas com os resultados para a análise dos resultados:
AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA - Tabela do teste de Abdominal |
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CLASSIFICAÇÃO PARA HOMENS (número de repetições por minuto) |
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Idade |
Excelente |
Acima da Média |
Média |
Abaixo da Média |
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15 - 19 |
48 |
42 a 47 |
38 a 41 |
33 a 37 |
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20 - 29 |
43 |
37 a 42 |
33 a 36 |
29 a 32 |
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30 - 39 |
36 |
31 a 35 |
27 a 30 |
22 a 26 |
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40 - 49 |
31 |
26 a 30 |
22 a 25 |
17 a 21 |
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50 - 59 |
26 |
22 a 25 |
18 a 21 |
13 a 17 |
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60 - 69 |
23 |
17 a 22 |
12 a 16 |
07 a 11 |
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CLASSIFICAÇÃO PARA MULHERES (número de repetições por minuto) |
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Idade |
Excelente |
Acima da Média |
Média |
Abaixo da Média |
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15 - 19 |
42 |
36 a 41 |
32 a 35 |
27 a 31 |
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20 - 29 |
36 |
31 a 35 |
25 a 30 |
21 a 24 |
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30 - 39 |
29 |
24 a 28 |
20 a 23 |
15 a 19 |
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40 - 49 |
25 |
20 a 24 |
15 a 19 |
07 a 14 |
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50 - 59 |
19 |
12 a 18 |
05 a 11 |
03 a 04 |
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60 - 69 |
16 |
12 a 15 |
04 a 11 |
02 a 03 |
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Fonte: Pollock, M. L. & Wilmore J. H., 1993 |
Tabela 4. Avaliação dos Índices de resistência geral |
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9 minutos - critérios ZSApF |
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Idade Masculino Feminino |
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7 1100 – 1400 1000 –1300 |
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8 1100 – 1400 1000 –1300 |
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9 1200 – 1500 1100 –1400 |
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10 1300 – 1600 1200 –1550 |
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11 1300 – 1750 1200 –1600 |
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12 1400 – 1800 1200 –1600 |
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13 1450 – 2000 1300 –1600 |
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14 1550 – 2000 1300 –1750 |
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15 1600 – 2000 1400 –1800 |
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16 1750 – 2000 1450 –1800 |
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17 1750 – 2000 1450 –1800 |
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Adaptado de AAHPER, 1980 |
Referências
ACSM. Programa de condicionamento físico da ACSM. 2. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1999.
GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar. Motriz, Londrina, n. 01, p. 10-14, jun., 1999.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do peso corporal: composição corporal, atividade física e nutrição. Londrina: Midiograf, 1998.
KENNEY, W. L. et al. Manual do ACSM para teste de esforço e prescrição de exercício. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Revinter Ltda, 2000.
LOHMAN, T. G. Applicability of body composition techniques and constants for children and youth. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.58, n.9, p.98-102, 1986.
McARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.