Condicionar

31/05/2011 09:38

 Condicionar

 

A qualificação para o trabalho pressupõe, aos alunos de cursos técnicos integrados, conhecerem os conceitos relacionados à aquisição e manutenção da saúde. Assim, a saúde não é apenas a ausência de doença, mas um estado de razoável harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade, e o exercício físico tem um papel importante nesse processo:

 

Evidências epidemiológicas e laboratoriais convincentes mostram que o exercício regular protege contra o desenvolvimento e a progressão de muitas doenças crônicas e que ele é um componente importante de um estilo de vida saudável. (KENNEY, W. L. et al., 2000, p. 3-4)

 

Para se atingir nível adequado dos componentes que integram um bom condicionamento físico faz-se necessário a prática de exercícios aeróbios, exercícios de força e flexibilidade. De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM, 2003, p. 8):

 

[...] o condicionamento físico relacionado à saúde refere-se à capacidade que seu coração, seus vãos sanguíneos, seus pulmões e seus músculos têm de resistir às tarefas diárias e ocasionais, assim como a desafios físicos inesperados, com um mínimo de cansaço e desconforto. Em outras palavras, é a posse das reservas de energia necessárias para fazer tudo o que se deseja – e ainda mais!

 

 

Por conseguinte, temos as seguintes definições segundo ACSM (2003, p. 9):

. Capacidade aeróbia – A capacidade de o corpo captar e utilizar o oxigênio para produzir energia.

. Capacidade muscular – A força e a resistência de seus músculos.

. Flexibilidade – A capacidade de flexionar as articulações e os músculos por meio de uma série de movimentos.

. Composição corporal – A relação entre a quantidade de tecido adiposo e a de outro tecido no seu corpo.

 

Assim, há necessidade da avaliar os componentes acima:

. Teste de 9 minutos: capacidade aeróbia.

. Teste de abdominais: capacidade muscular.

. Teste de sentar e alcançar: flexibilidade.

. Método das dobras cutâneas: composição corporal.

 

Abaixo segue as tabelas com os resultados para a análise dos resultados:

 

Sentar e alcançar

         
           

Sentar e Alcançar  - Masculino - com banco (em Centímetros) 

 

Idade

15 - 19

20 - 29

30 - 39

40 - 49

50 - 59

Excelente

> 39

> 40

> 38

> 35

> 35

Acima da média

34 - 38

34 - 39

33 - 37

29 - 34

28 - 34

Média

29 - 33

30 - 33

28 - 32

24 - 28

24 - 27

Abaixo da média

24 - 28

25 - 29

23 - 27

18 - 23

16 - 23

Ruim

< 23

< 24

< 22

< 17 

< 15

           
           
           

Sentar e Alcançar -  Feminino - com banco (em Centímetros) 

 

Idade

15 -  19   

20 - 29

30 - 39

40 - 49

50 - 59

Excelente

> 43

> 41

> 41

> 38

> 39

Acima da média

38 - 42

37 - 40

36 - 40

34 - 37

33 - 38

Média

34 - 37

33 - 36

32 - 35

30 - 33

30 - 32

Abaixo da média

29 - 33

28 - 32

27 - 31

25 - 29

25 - 29

Ruim

< 28

< 27

< 26

< 24 

< 24

           
           
           

Fonte: Canadian Standardized Teste of Fitness (CSTF)

   

 

 

AVALIAÇÃO DA  RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA - Tabela do teste de Abdominal

CLASSIFICAÇÃO PARA HOMENS (número de repetições por minuto)

Idade

Excelente

Acima da Média

Média

Abaixo da Média

15 - 19

48

42 a 47 

38 a 41

33 a 37

20 - 29

43

37 a 42

33 a 36

29 a 32

30 - 39

36

31 a 35

27 a 30

22 a 26

40 - 49

31

26 a 30

22 a 25

17 a 21

50 - 59

26

22 a 25

18 a 21

13 a 17

60 - 69

23

17 a 22

12 a 16

07 a 11

         
         

CLASSIFICAÇÃO PARA MULHERES (número de repetições por minuto)

Idade

Excelente

Acima da Média

Média

Abaixo da Média

15 - 19

42

36 a 41

32 a 35

27 a 31

20 - 29

36

31 a 35

25 a 30

21 a 24

30 - 39

29

24 a 28

20 a 23

15 a 19

40 - 49

25

20 a 24

15 a 19

07 a 14

50 - 59

19

12 a 18

05 a 11

03 a 04

60 - 69

16

12 a 15

04 a 11

02 a 03

Fonte: Pollock, M. L. & Wilmore J. H., 1993

 

 

Tabela 4. Avaliação dos Índices de resistência geral

9 minutos - critérios ZSApF

 

Idade   Masculino Feminino

 

7 1100 – 1400 1000 –1300

   

8 1100 – 1400 1000 –1300

   

9 1200 – 1500 1100 –1400

   

10 1300 – 1600 1200 –1550

   

11 1300 – 1750 1200 –1600

   

12 1400 – 1800 1200 –1600

   

13 1450 – 2000 1300 –1600

   

14  1550 – 2000 1300 –1750

   

15 1600 – 2000 1400 –1800

   

16 1750 – 2000 1450 –1800

   

17 1750 – 2000 1450 –1800

   

 Adaptado de AAHPER, 1980

 

 

Referências

 

ACSM. Programa de condicionamento físico da ACSM. 2. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1999.

GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar. Motriz, Londrina, n. 01, p. 10-14, jun., 1999.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do peso corporal: composição corporal, atividade física e nutrição. Londrina: Midiograf, 1998.

KENNEY, W. L. et al. Manual do ACSM para teste de esforço e prescrição de exercício. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Revinter Ltda, 2000.

LOHMAN, T. G. Applicability of body composition techniques and constants for children and youth. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.58, n.9, p.98-102, 1986.

McARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.