Beisebol

01/04/2015 11:16

 

TEMA: BEISEBOL

 

O basebol (ou beisebol) (do inglês baseball), é um desporto praticado por duas equipes, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. É um desporto muito popular na América do Norte, em alguns países da América Central, no Caribe hispanófono (indivíduo que fala espanhol) e no Extremo Oriente. Nos Estados Unidos a modalidade é a que atrai mais espectadores aos estádios. O basebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários Jogos Olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, sendo posteriormente removido a partir de Londres 2012.

Paralelamente aos clubes da Major League Baseball, formam-se ligas menores (Minor Leagues), ligas semi-profissionais e amadoras, ligas pertencentes a instituições privadas, Negro Leagues, entre outras.

História

Uma comissão especial reuniu-se em 1907 nos Estados Unidos para determinar a verdadeira data de nascimento do beisebol. Um ano depois, ela concluiu que Abner Doubleday inventou o jogo na cidade de Cooperstown, no estado de Nova Iorque, em 1839. Historiadores desportivos colocaram em dúvida essa decisão, relatando que na Inglaterra de 1700 existia um jogo chamado rounders que funcionava com um conjunto regras em vários aspectos semelhantes às do beisebol, jogo este que terá sido levado para os Estados Unidos pelos colonos ingleses, sendo aí praticado a partir de meados do século XVIII.

A 23 de Setembro de 1845, Alexander Cartwright, bombeiro de Nova Iorque, o verdadeiro "pai" do baseball moderno, funda o famoso Knickerbocker Base Ball Club of New York. Escreveu e desenvolveu as primeiras 20 regras, as Knickerbocker rules.

A 19 de Junho de 1846, foi jogada a primeira partida: Knickerbockers contra New York Nine. Os New York Nine venceram os Knickerbockers por 23 a 1. A partir daqui vai dar-se o crescimento do número de clubes, primeiro em redor de Nova Iorque, alargando-se às restantes cidades e estados do norte. E depois ao sul e oeste dos Estados Unidos.

Beisebol no Brasil

Apesar de ser chamado esporte de japoneses, o basebol foi levado ao Brasil, a partir de 1850, por norte-americanos que trabalhavam em empresas como Light, Companhia Telefônica, Frigorífico Armour e funcionários do consulado dos Estados Unidos da América. Relatos afirmam que as partidas organizadas pelo Mackenzie College, em 1910, atraiam mais público que os jogos de futebol. Diversas equipes de basebol surgiram entre os anos 1910 e 1920, todas ligadas a agremiações de funcionários de empresas norte-americanas. Nos anos 1920 houve uma liga amadora comandada por um funcionário da companhia telefônica.

Entre as décadas de 1920 e 1940, com a intensificação do processo de imigração japonesa, a prática do beisebol se disseminou para diferentes regiões do Brasil. Esse processo aconteceu inicialmente em zonas rurais com materiais improvisados. A difusão do esporte acompanhou as estradas de ferro que foram construídas para facilitar o escoamento da produção de café, por meio das ferrovias Noroeste, Paulista e Sorocabana, nomes que também figuraram nas primeiras ligas desse esporte. (OI, 1996)

 

A Bola

Juntamente com o taco, a bola consiste em um ítem indispensável para a realização de uma partida desse esporte.

A circunferência de uma bola de basebol pode variar entre 23 à 25 centímetros, enquanto o seu peso deve ser de, exatamente, 142 gramas. A sua estrutura varia muito conforme o fabricante, mas geralmente compreende uma esfera de cortiça ao centro envolvida por fios de algodão, lã ou corda. Quaisquer que sejam os materiais utilizados, devem estar bem compactados para que a bola atinja o peso regulamentado. Em seguida recebe uma capa de couro, que normalmente é costurada a mão. Essa costura é importante pois ela é a responsável pelos efeitos que fazem com que a bola faça uma curvatura ao longo de sua trajetória, após ser arremessada pelo lançador. Bolas de treinamento podem ser manufaturadas por meio da adição de compostos de borracha em seu interior, o que as torna mais macias e mais fáceis de serem rebatidas.

A vida útil de uma bola de basebol, em média, numa partida profissional é de sete lançamentos. Nos campeonatos oficiais dos Estados Unidos, são utilizadas 600 mil bolas por ano. No Brasil, utilizam-se 30 mil bolas de borracha (categoria infantil) e 25 mil de couro (juniores e adultos) por ano.

O Taco

O taco tem formato cilíndrico e pode ser feito de alumínio (formação e amadores) ou madeira como material para competição (profissionais).

Presentemente, a tendência é generalizar a utilização dos tacos de madeira nas ligas de elite, uma vez que esses são os tacos homologados para todas as grandes competições internacionais de seniores.

Um taco pesa entre 850 gramas e um quilograma quilo, tem tamanho máximo de 1,06 metros o padrão é 81,3 e 81,9 centímetro cm e diâmetro de sete centímetros na extremidade mais grossa.

Regras

  • Cada equipa ataca e defende alternadamente. A equipa que defende entra em campo com nove jogadores. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, o batedor. Todos os jogadores da equipa atuam como batedores, um por vez, numa sequência estabelecida pelo técnico antes do início da partida — a ordem de batimento ou line up.
  • A partida é disputada em nove entradas (innings). Uma entrada é formada por um turno de ataque e um de defesa, para cada equipa. Os visitantes têm o direito de começar o ataque. A mudança acontece quando a equipa que defende consegue eliminar três atacantes adversários (batedores e/ou corredores).

Explicação do diamante de beisebol.

  • Não existem empates. Se no final das nove entradas o jogo estiver empatado, entradas extra vão sendo acrescentadas até ao desempate.
  • Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele pára naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado corredor e continua na tentativa de completar as bases.
  • Uma equipa consegue anotar uma corrida quando um corredor consegue percorrer o diamante formado pelas quatro bases. A corrida para as bases começa logo quando o batedor devolve a bola arremessada pelo lançador (pitcher) dentro da área de jogo. O batedor corre até que um defesa consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto às bases.
  • Também se anota uma corrida quando o batedor bate a bola, de forma válida, para fora do campo de jogo (home run). Se houver corredores em base, eles também anotam.
  • Um batedor é eliminado quando o pitcher lança três bolas correctamente e ele não as consegue bater. Strike é como se chama a um lançamento que chega ao batedor no espaço entre o joelho e as axilas, com uma largura de 48,18 centímetros (correspondente à home plate), formando assim um retângulo imaginário chamado de zona de strike. Quatro bolas fora da zona, ou uma bola que atinge o batedor, colocam o batedor automaticamente na primeira base — base por bolas, também chamado de walk.
  • O batedor também é eliminado quando: um dos defensores pega a bola batida antes que ela caia no chão; quando os defensores conseguem chegar à base em disputa com a bola, antes do atacante; ou quando um defensor toca o atacante com a bola antes que ele alcance uma base.
  • Um corredor nas bases é eliminado quando uma bola batida o atinge; quando, deixando sua base, a bola batida é agarrada antes de cair ao chão (fly out ou line out), e os defensores conseguem chegar à mesma base com a bola antes que o corredor volte.
  • Home run é o nome da jogada em que o batedor bate a bola para fora dos limites do campo e consegue completar as quatro bases na mesma jogada.
  • Called game é quando o jogo termina se a diferença for de quinze pontos na quinta entrada ou de dez pontos na sétima entrada.

World Series

Existem duas ligas de basebol dentro das Grandes Ligas americanas: a Liga Nacional, criada em 1876, e a Liga Americana, criada em 1901. Em 1969, o Canadá entrou no circuito. O vencedor de cada uma delas disputa a World Series, a decisão do campeonato, em outubro.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Basebol

Jogadores

Quando o esporte é um prazer, pode proporcionar muito mais do que benefícios físicos. Devido às próprias características do beisebol, há momentos em que se atua individual ou coletivamente, mas sempre por um objetivo comum: a vitória do seu time; por este motivo, os praticantes adquirem valores como espírito de equipe, disciplina e auto-confiança.

Defesa

9 é o número de jogadores que entram em campo para defender. Abaixo seguem as posições:

1. Arremessador/ Pitcher:

Basicamente, lança a bola de modo a dificultar a rebatida do rebatedor. Velocidade e controle no arremesso da bola são características do arremessador, assim como o bom preparo psicológico e equilíbrio para jogar sob pressão. O arremessador é o mais visado e cobrado durante uma partida, o que o leva a ser o jogador mais valioso em uma equipe.

2. Receptor/ Catcher:

Pega as bolas lançadas pelo arremessador, auxiliando-o a escolher bolas que dificultem a rebatida do rebatedor. Por ser o único jogador a ter visão geral do campo, tende a ser uma espécie de líder, orientando os demais membros de sua equipe quanto à posição de defesa.


 

Jardineiros Internos

3. Primeira base/First baseman:

Elasticidade e altura são características bem vindas aos jogadores desta posição. A concentração é importante porque, sendo o defensor da 1ª base, ele estará envolvido na maioria das rebatidas. Os canhotos terão facilidade nesta posição.

4. Segunda base/ Second baseman:

O importante aqui é ter velocidade e agilidade. A capacidade de simular jogadas possíveis por antecipação é imprescindível, especialmente quando há corredores nas bases.

5. Terceira base/ Third baseman:

Os principais requisitos são: boa impulsão, reflexo e velocidade pois grande parte das bolas rebatidas em sua direção são curtas e/ou rápidas. O braço forte é muito importante.

6. Interbases/ Shortstop:

Defende a maior área do jardim interno, o que justifica a necessidade de agilidade, braço forte e a boa integração com o jogador da segunda base.

Jardineiros Externos

7. Jardineiro Esquerdo/Left fielder:

Atenção redobrada para cobrir a terceira base. É necessário ter velocidade e agilidade, porém seu braço não precisa ser tão forte quanto o dos demais jardineiros externos.

8. Jardineiro central/ Center fielder:

O jogador que deverá ter maior velocidade e facilidade no lançamento de bolas a longa distância, pois defende uma área maior do que a de qualquer outro jogador. Cobre o jogador da segunda base e o interbases.

9. Jardineiro direito/ Right fielder:

Além da velocidade e da agilidade em reagir às jogadas, deve cobrir os jogadores da primeira e segunda bases sempre que necessário.

Ataque

Rebatedor/ Batter:


Um rebatedor por vez entra no batter box para tentar rebater a bola do arremessador. O objetivo é rebater o mais longe possível para que possa conquistar as quatro bases e marcar um ponto.

Corredor/ Runner*:

O objetivo do corredor é conquistar o maior número de bases com "roubadas" ou rebatidas.
*A partir do momento em que o rebatedor acerta a bola, ele passa a ser chamado de corredor/runner

 

Fonte: site do Conteúdo Global: Beisebol

Jogadas de Ataque e Defesa

Listemos então aqui agora as jogadas mais comuns num jogo de beisebol. As jogadas de ataque totalizam 5 principais:

- Single: é a chamada rebatida simples que acontece quando o rebatetor bate na bola a uma distância pequena lhe dando tempo de correr até a primeira base (resumidamente é quando o rebatedor pára na base 1).

- Double: é a chamada rebatida dupla que acontece quando o rebatedor bate na bola a uma distância média lhe dando tempo de correr até a segunda base (resumidamente é quando o rebatedor pára na base 2).

- Triple: é a chamada rebatida tripla que acontece quando o rebatedor bate na bola a uma distância grande que só lhe dá tempo de correr até a terceira base (resumidamente é quando o rebatedor pára na base 3).

- Home Run: é a jogada mais difícil do beisebol e a mais plástica também. Todos buscam consegui-la sempre. Normalmente acontece quando a rebatida é tão forte que faz com que a bola saia do campo. Mas em sua essência o home run é quando o rebatedor consegue percorrer as 4 bases de uma vez só em lance único. Normalmente essa bola vai para o outro lado do muro

- RBI (Run Batted In): é a chamada corrida impulsionada que acontece quando um jogador ultrapassa a base 4 (home plate) na rebatida de um companheiro.

Agora as jogadas de defesa totalizam 3 principais:

- Strike Out: Antes de explicar o que é o Stike Out é importante que você entenda quando acontece o strike: arremessos são considerados strike quando a bola passa pelo rebatedor na área zona de strike (acima da home plate, entre o joelho e o ombro do batter e segura pelo catcher). Entendido isso então, Strike Out é quando o arremessador consegue induzir o rebatedor a 3 strikes antes do mesmo conseguir bater na bola por 4 vezes continuando assim salvo até que sofra um strike.

Arremessos fora da zona de strike são chamados de ball e com 4 balls
conseguidos o rebatedor ganha um walk que consiste em um avanço livre até a base 1 e assim por diante.

É importante lembrar que qualquer arremesso que o rebatedor tente rebater e fure, não conseguindo colocar a bola em jogo, é considerado strike.

- Double Play: a chamada queimada dupla é quando 2 jogadores de ataque são eliminados numa jogada só (na mesma rebatida).

- Triple Play: a chamada queimada tripla é quando 3 jogadores de ataque são eliminados numa jogada só (na mesma rebatida).

Fonte: https://www.regrasdeesporte.com.br. Site: Regras de Esporte: Beisebol