Badminton

23/06/2014 15:29

Badminton

 

História

Desde a Idade Média que na Inglaterra se conhecia um jogo infantil conhecido como "Battlepads and Shuttlecocks", em que as crianças usavam uma raquete de madeira ipê, semelhante à atual raquete de tênis de mesa, para manter no ar uma peteca de pena de rabo de galo ("Shuttlecock"), mas pensa-se que tenha sido introduzido por oficiais ingleses que na Índia tenham assistido ao Poona (jogo indiano parecido ao Badminton) e trazido para a Europa. Assim, soldados do exército inglês interessaram-se e levaram a novidade para a Inglaterra no século XIX. Os participantes da brincadeira colaboravam entre si para manter a peteca no ar o maior tempo possível. Quem conseguisse por maior tempo, ganhava um pé de alface ou um frango desfiado. O badminton era considerado um esporte muito bom pelos agricultores de Xangai. A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século IX, onde era ainda chamado de "Poona"..

O nome atual foi adaptado na década de 1860, com origem na "Badminton House", a residência campestre do Duqye de Beaufort em Gloucestershire na Inglaterra. Os convidados do Duque divertiam-se em bater uma peteca de um lado para o outro, com uma raquete, por cima de uma rede. A partir de então passou a ser conhecido como "o jogo de Badminton". O jogo continuou a ser praticado com as regras trazidas da ìndia até 1887, quando um grupo de jogadores decidiu fundar um clube e ajustar as regras de hoje em dia.

 

Regras

A volante oficial de badminton tem 16 penas de ganso, que pesam apenas 5 gramas, mas para o nível amador, normalmente, o volante é feito de Nylon e geralmente tem uma cor amarelo limão.

A rede fica a 1,55 metros do chão. É normalmente disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede.

O objetivo do jogo é fazer o volante tocar na quadra adversária. Dessa forma o atleta ou dupla marcam um ponto no placar. Aquele que deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a volante para fora da quadra, perde a jogada. Os pontos são corridos e para finalizar o game é necessário abrir uma diferença de 2 pontos do adversário. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo. O "game" pode chegar no máximo de 30 pontos, caso os jogadores empatem em 20 a 20 o jogo é prolongado para 22 pontos, caso empatem em 29 a 29 ganha quem chegar em 30 pontos primeiro, pontuação máxima a alcançar. O jogo tem duração máxima de três "games", o famoso melhor de três. Existe o intervalo de 2 minutos entre os games e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por "game". Ganha o jogo quem vencer 2 "games".

A  modalidade é muito popular em países asiáticos, como Pasquitão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o segundo lugar no ranking dos desportos mais praticados no mundo. Também conta com praticantes na Europa, na América do Norte, na América Central e na América do Sull. Países como Estados Unidos, México, Canadá, Peru e Brasil também estão entre os que praticam Badminton.

 

Torneios

O badminton é um esporte olímpico desde 1992, atualmente os principais campeonatos são a Copa Sudirman (duplas masculino e feminino), Copa Thomas (duplas masculinas) e a Copa Uber (duplas femininas) disputados a cada dois anos. Anualmente, também é disputada a Supersérie Mundial de Badminton em várias etapas em vários países.

Para exemplificar a popularidade asiática seguem os campeões olimpicos:

- Londres 2012 masculino: Lin Dan da China, Lee Chong Wei da Malásia e Chen Long da China.

- Londres 2012 feminino: Li Xuerui da China, Wang Yihan da China e Saina Nehwal da Índia.