Rugby

01/04/2015 20:22

Guia do Rugby Union


Existem duas formas de rugby: o Rugby Unione o Rugby League, com regras diferentes.

O termo Rúgbié o correto no português do Brasil, ao passo que Râguebié é usado em Portugal.


A forma do Rugby Unioné a mais difundida ao redor do mundo, e é praticada no Brasil. Existem duas modalidades principais do Rugby Union: a tradicional com 15jogadores de cada lado (XV ou 15-a-side) e a modalidade reduzida do Seven-a-Side (Seven , Sevens ou 7s), disputada com as mesmas regras, com apenas pequenas variações.

 

Bola

A bola de rúgbi é de formato oval, varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas.


Campo


O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros, e não há um mínimo determinado. A superfície é preferencialmente de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto.

A linha que marca o início do in-goalé considerada parte dele. As linhas laterais são consideradas fora de campo. Caso um atleta em posse da bola toque na linha lateral é considerado que a bola saiu do campo. 

 

Tempo


2 temposcom 40 minutoscada. Após o fim de 40 minutos, o jogo se encerra quando a bola sair de campo, quando forem anotados pontos ou quando o time em posse da bola cometer uma falta.


Oficiais de jogo


Uma partida de rugby conta com um árbitro, auxiliado por dois assistentes nas linhas laterais. Pode haver também um quarto árbitro e um juiz de vídeo.

 

Número de jogadores


São 15 jogadores de cada lado, sendo 3 especialistas (pilares e  hooker). Uma equipe pode efetuar 7 substituições, sendo 2 reservadas para jogadores especialistas.


Podem ser efetuadas substituições temporárias em caso de sangramento. O jogador que está sangrando sai de campo e tem 15 minutos para estancar o sangramento, enquanto outro atleta joga em seu lugar.
Cartão amarelo: um jogador que comete uma falta grave pode ser punido com um cartão amarelo, que o colocado por 10 minutos de fora da partida.
Cartão vermelho: um segundo cartão amarelo ou uma falta gravíssima são punidos com a expulsão do atleta.


Objetivo e pontuação


Existem quatro formas de se pontuar no rúgbi, sendo elas o objetivo do jogo.


Try (ensaio) – quando o jogar consegue apoiar a bola no chão dentro do chamado in-goal(área devalidação), isto é, atrás da linha das traves (do gol).Vale 5 pontos.
Conversão:após um try, a equipe que pontuou tem direito a um chute a gol valendo 2 pontos. O chuteé dado a partir de um ponto em uma reta que passe pelo local onde foi feito o try e seja perpendicular à linha de fundo. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.
Chute de Penalidade (Penal): faltas graves podem ser punidas com um chute de penalidade. O time que recebeu a falta pode optar por um chute do local onde a falta foi cometida. A bola deve ser apoiada no chão para o chute ser efetuado. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais. Vale 3 pontos.
Drop goal (pontapé de ressalto): em qualquer momento da partida, um jogador pode efetuar um chute a gol, que vale 3 pontos. Antes de ser chutada, a bola deve obrigatoriamentetocar o solo. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.
Obs: a equipe que sofreu os pontos deve efetuar um chute de reinício a partir do meio campo.

Posições

1 e 3 – Pilares
2 – Hooker (Talonador)
4 e 5 – Segundas linhas
6 e 7 – Asas
8 – Oitavo
9 – Scrum-half (Médio-scrum ou Médio de formação)
10 – Abertura
12 e 13 – Centros
11 e 14 – Pontas
15 – Fullback (Zagueiro ou Defesa)


Regras principais


Kick-off: a partida deve ser iniciada ou reiniciada com um chuteefetuado a partir do centro do campo, devendo a bola percorrer pelo menos 10 metros para frente. A equipe que sofreu os pontos deve efetuar o chute de reinício.
Tackle(placagem): Somente o jogador que está com a posse da bola pode receber uma placagem, isto é, pode ser derrubado ou agarrado por um adversário.Derrubar ou obstruir um jogador que não esteja de posse da bola resulta em penalidade.
A placagem pode ser feita somente do peito do adversário para baixo. Uma placagem acima é punida com uma penalidade. Nenhum movimento de violência contra o adversário pode ser usado na tentativa de contê-lo, e não é possível fazer uso das pernas para se derrubar o adversário. O jogar que efetua o tackleé responsável pela segurança daquele que o sofreu.
Passe com a mãos: a bola pode ser passada com as mãos somente para um jogador atrás ou na mesma linha do jogador com a posse da bola. Uma bola passada para a frente resulta em uma falta, chamada de passe para frente, ou forward pass. A falta resultante é penalizada com um scrumpara o adversário.
Knock on (bola para frente):Será anotada uma falta toda vez que um jogador deixar a bola cair para a frente, sendo penalizado com um scrumpara o adversário.
Chute: um jogador pode chutar a bola para frente, mas somente o chutador ou um jogador que estivesse atrás ou na mesma linha do chutador no momento do chute podem apanhar a bola. Um jogador que estiver à frente estará em impedimento.
Um chute pode ser efetuado para fora. Se o chute foi dado à frente da linha de 22 metros defensiva, o lateral será cobrado do local paralelo onde a bola t ocou o solo pela última vez. Se o chute foi dado atrás da linha de 22 metros defensiva, o lateral será cobrado no local onde a bola saiu.
Em penalidades graves, a equipe que recebeu a falta pode optar por chutar a bola para fora e cobrar o lateral no local onde a bola saiu.
Mark(marca): um jogador defensor que receba um chute do adversário dentro da linha de 22 pode pedir a marca no momento que tocar o solo com os pés. Com a marca, ele não poderá ser tocado e deverá chutar a bola para frente ou sair jogando (comum free kick).
Linha de impedimento: em jogadas paradas, a bola ou uma formação fixa marcam a linha de impedimento. Todos os jogadores devem ficar atrás da bola ou da formação. Um jogador que se posicione à frente dela está em posição de impedimento,não podendo participar da jogada. A participação resulta em penalidade. No jogo aberto, não há impedimento dos atletas que iniciaram a jogada em posição legal.
Obstrução: um jogador não pode obstruir a passagem deum jogador adversário, podendo ser punido
com uma penalidade.
Jogador ao solo: quando o jogador que tem a posse da bola for ao solo, ele deverá deixar a bola livre.
O ato de segurar a bola no solo resulta em penalidade.O jogador tem direito a um movimento com a bola antes de soltá-la.
Trycontra (touchdown): um jogador pode apoiar a bola em seu próprio in-goal. A jogada resulta na anulação do try. Se o defensor introduziu a bola no in-goal, será anotado um scruma 5 metros para o adversário. Se o atacante introduziu a bola no in-goal, o time defensor poderá efetuar um chute (para
fora ou não) a partir da linha de 22 metros, ou sair jogando (free kick).
Vantagem: se a equipe que sofreu uma falta levar vantagem em uma jogada, o árbitro permitirá a sequência da jogada.
Formações:
Scrum (formação ordenada): em caso de faltas leves (como knock one passe para frente), faltas graves (se a equipe optar) e tries anulados um scrumé marcado. 8 jogadores de cada lado formam uma escaramuça e se empurram. O scrum-halfdo time que recebeu a penalidade introduz a bola no meio da formação, e os atletas do scrum(exceto os pilares) podem utilizar os pés para puxar a bola.
Os 3 jogadores da primeira linha são especialistas, esó pode haver disputa no scrumse os dois times possuem tais jogadores.
Ruck (formação fixa): quando um jogador vai ao solo em posseda bola, pode ser formado um ruck, no qual os jogadores buscam proteger a bola dos adversários, mantendo-a em seu campo. Os jogadores adversários podem tentar deslocar licitamente os jogadores que estão na formação, a fim de deixar a bola em seu lado do campo. Todos os jogadores devem ficar atrás do último homem que está na formação, não podendo entrar no ruck pela sua lateral.
Maul (formação móvel, formação volante): quando um jogadorcolide com o adversário, não vai ao solo, mas segue obstruído pelo oponente, pode ser formado um maul, no qual os jogadores empurrar os atletas que se chocaram a fim de levar a bola adiante. Derrubar um maul propositalmente resulta em
penalidade.
Lateral (lineout): quando a bola sair pela lateral do campo, pode serformado um lineout. Os jogadores fazem uma fila, paralela à fila do adversário, e a bola deve ser lançada entre as duas filas, eqüidistante.
Jogadores podem ser erguidos pelos companheiros e, enquanto não tocam o solo, não podem ser deslocados pelos adversários. Um lateral pode se cobrado sem as filas serem formadas, caso o árbitro ainda não tenha se posicionado para a formação.

 

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