Lazer

24/07/2016 12:47

O lazer (sinônimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória.

Pode-se definir-se o lazer como o tempo recreativo que um indivíduo pode organizar e usar da forma que bem lhe apetecer. O lazer não só excluiu as obrigações laborais, mas também o tempo despendido para satisfazer necessidades básicas como comer ou dormir.

O uso mais habitual do conceito está associado ao descanso do trabalho. O lazer, por conseguinte, aparece fora do horário laboral ou no período de férias. É importante dar-lhe algum sentido (por exemplo, através da prática de algum esporte, da leitura, dando um passeio ou indo à praia). Caso contrário, é provável que esse tempo livre acabe por se tornar pouco proveitoso e também utilizado para práticas que não contribuiram para o bem estar das pessoas. Dessa forma, é necessário inserir no momento de lazer práticas de esportes, boa alimentação, aprendizado de algo novo (xadrez, dança, jogos, brincadeiras, etc.).

As exigências do mundo atual fazem do lazer um ato cada vez menos frequente. Hoje em dia, é hábito o trabalhador consultar o seu correio eletrônico do trabalho durante o fim-de-semana ou uma criança fazer os seus trabalhos de casa quando chega das aulas, ao final do dia. Por isso, quando as pessoas dispõem de algumas horas livres, muitas das vezes, nem sequer sabem de que forma desfrutar do mesmo.

Há que ter em conta que aquilo que alguns fazem por obrigação pode ser muito agradável para outros, como acontece com o acto de cozinhar (algumas pessoas fazem-no só porque têm de alimentar as suas famílias, enquanto outras cozinham por prazer) ou de ler (uma actividade que pode ser tanto recreativa como obrigatória, dependendo do caso).

Fonte: http://conceito.de/lazer