Jiu-Jitsu

01/04/2015 20:13

Ippon Seoi Nage

 

O Ippon Seoi Nage (Ippon = Único, Seoi = ombro ,Nage = arremessar), é uma técnica de projeção, onde quem executa faz pegada no kimono do adversário, provoca o desequilíbrio, prepara o golpe fazendo a movimentação do corpo e executa projetando o adversário sobre o seu próprio ombro.

 

Morote Gari / Baiana / Double Leg

 

Embora sejam 3 técnicas de quedas com nomes distintos, possuem o mesmo princípio, que é o domínio sobre as duas pernas do adversário, projetando ao chão.

 

Uchi Mata

 

Desenvolvido por Jigoro Kano, o Uchi Mata é uma técnica de projeção do Judo, muito bem adaptada ao Jiu Jitsu. Neste golpe a intenção é desequilibrar o oponente para a frente, pegando na parte superior das costas ou na gola com uma mão, e no braço com a outra. Com as pegadas feitas de forma firme, o lutador faz o giro do corpo, encaixando uma das pernas entre as pernas do adversário, levantando-a e puxando o oponente com os braços sobre o seu próprio quadril. É considerado um dos golpes mais plásticos e eficientes tanto do Jiu Jitsu, quanto do judô.

 

Mata-leão

 

O Mata-leão é um estrangulamento muito utilizado no Jiu Jitsu e também utilizado no Judo onde seu nome original é Hadaka Jime. Trata-se de um estrangulamento pelas costas, onde se passa um dos braços por baixo do queixo do oponente segurando no bíceps do outro braço.

 

Chave de Braço / Armlock


O Armlock na minha opinião trata-se da finalização mais clássica do Jiu Jitsu. No Armlock, é necessário colocar o braço do oponente entre as duas duas pernas, segurar no pulso e levantar o quadril, de modo que exerça pressão sobre o cotovelo do oponente.

 

Triângulo


O Triângulo é uma posição extremamente eficiente, e trata-se de estrangular o oponente utilizando as pernas, com o auxilio de um dos braços do adversário, ou seja, entre as pernas devem ficar o pescoço e um dos braços, o pé da perna que está envolvendo o pescoço deve ser colocado atrás do joelho da outra perna, exercendo pressão.
 

Kimura


A Kimura é uma chave que quando aplicada faz pressão sobre o ombro do adversário. Ela pode ser aplicada da guarda fechada, da meia guarda e principalmente quando se esta de guarda passada na posição de 100 quilos. A Kimura é um golpe extremamente perigoso, e na maioria das vezes é "pego" com um bote rápido, não dando muitas opções de defesa.
 

Fonte: https://www.muitomaisacaojiujitsu.com.br/2014/07/golpes-de-jiu-jitsu-nomes-descricoes-exemplos.html