FEBRACE 2014 - Projeto de Iniciação Científica

27/03/2014 19:14

A FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. Durante a minha participação neste ano alguns trabalhos chamaram-me a atenção e acredito que possam servir de estímulo para os estudantes do nosso câmpus. Destaco, além da qualidade dos trabalhos, o comprometimento dos estudantes com a iniciação científica. Agradeço a permissão dos autores para publicá-los no site.

USO DO ANTI-CD4/CD8 ASSOCIADOS À NAC AO TREINAMENTO FÍSICO PARA DIMINUIÇÃO DO PROCESSO INFLAMATÓRIO DE GLÂNDULAS EM CONDIÇÃO HIPERGLICÊMICA

O trabalho aponta a importância do treinamento físico de baixa intensidade conjuntamente ao tratamento prolongado com NAC associados aos anticorpos anti-CD4 e anti-CD8.

PERDA DE MASSA MUSCULAR E QUALIDADE DE VIDA NA MAIOR IDADE

O trabalho mostra a importânica da atividade física e da suplementação no combate a perda de massa muscular. O que é mais interessante, foca na qualidade de vida de pessoas na "maior idade". O trabalho teve como resultado um suplemento de: cálcio, proteína, leucina, glutamina, magnésio, selênio, zinco e potássio.

O PRP E O FATOR DE CRESCIMENTO NO TRATAMENTO DE LESÕES OSTEOMUSCULARES NO ESPORTE

O trabalho analisa o PRP (Plasma Rico em Plaquetas) na regeneração de lesões.

AVALIAÇÃO POSTURAL

O grupo desenvolveu um softwer que auxília na avaliação postural.

PROGRAMA FÍSICO ESCOLAR: SOLUÇÕES PRÁTICAS NO AUXÍLIO À DEPRESSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

TERMOQUÍMICA NO TRATAMENTO DE LESÕES NO ESPORTE

EXTRAÇÃO DO COLÁGENO HRIDOLISADO SUSTENTÁVEL PARA O TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE E OSTEOPOROSE

Todos os trabalhos possuem uma história e a desse trabalho chamou-me muito a atenção. Lembro-me que a estudante Lavinia relatou que a motivação de fazer o trabalho foi a dificuldade que sua mãe tem em comprar os remédios. Muitas vezes a mãe da Lavinia tinha que optar em comprar os seus remédios ou o colágeno para sua avó. Dessa forma, pensou em pesquisar um opção de colágeno mais barato do que aquele vendido comercialmente. Bom, abaixo está o resultado do seu trabalho, o colágeno extraído dos restos de couro de cortumes utilizando reações químicas em um Fulão.

A FEBRACE, como as demais feiras científicas, é o momento no qual aflora aquilo que faz sentido a todo professor: a expressão do saber.

Prof. Alan Rodrigo Antunes