Danças Regionais Brasileiras

21/07/2016 15:07

Danças regionais brasileiras

 

O Brasil é um país cheio de diferenças culturais, e isso expõem-se na dança. E quem é que não gosta de dança? Claro que podemos encontrar diversas pessoas que não sabem dançar, por falta de hábito e muitas vezes até mesmo por vergonha. No Brasil podemos encontrar diversos ritmos diferentes, a dança é uma forma de o povo de cada cultura expressar seus hábitos, costumes e alegrias brasileiras.

Não a nada melhor que ouvir e até mesmo dançar uma música, pois segundo especialistas a dança não é apenas uma forma de se mexer, ela pode trazer diversos benefícios a sua saúde, além disso, é considerada uma atividade física capaz de eliminar uma grande quantidade de calorias, se você não gosta de frequentar academias agora esse pode ser um novo método para deixar a vida sedentária de lado e manter o corpo sempre em forma. Para saber mais sobre às danças regionais brasileiras veja nos tópicos abaixo mais informações.

 

Danças regionais brasileiras do sudeste

 

A região Sudeste é uma região que conta com uma pluralidade de estilos musicais bem características do Brasil, como por exemplo, samba, batuque, pagode, ciranda, cana-verde, fandango e a famosa quadrilha conhecida pela região do sudeste todo, e outras folias regionais mais modernas conhecidas pelos jovens como o funk, o hip-hop, estilos de danças regionais que não são brasileiras, mas são bem conhecidos.

 

Danças regionais brasileiras do norte

Na região norte, por exemplo,encontramos danças regionais como o Boi-Bumbá, cameleão, ciranda, gambá, serafina, carimbo, sol, desfeiteira e outras tantas folias populares dessa região rica que apresenta uma cultura diversa e encantadora em relação a tantas outras presentes no Brasil. Há três festivais a de Paintins, Círio de Nazaré e o Çairé que encontramos todas essas folias regionais brasileiras da região norte.

 

Danças regionais brasileiras do nordeste

Na região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui características bem marcadas dessa região nordeste. Essas são algumas de tantas outras danças regionais brasileiras típicas nordestinas conhecidas.

 

Danças regionais brasileiras do sul

Na região sul onde as danças regionais como a Congada, dança de espadas, dança circular, Abi de afaria, balainha, fandango, pau-de-fita, dança vilão e entre tantas outras recebem diretamente uma influência mais europeia, este é um estilo de dança bem curioso e interessante que chama a atenção de muitas pessoas. Também é interessante lembrar que com essas danças populares da região sul, vem as vestimentas, comidas e comemorações típicas dessa região.

 

Danças regionais brasileiras centro-oeste

 

Na região centro-oeste é um pouco diferente da região norte, pois pode se encontrar várias danças regionais com influências indígenas interiormente, como caninha-verde, catira, siriri, tambor, vilão e entre tantas outras folias regionais brasileiras dessa região do centro-oeste.

Cada dança citada acima conta com suas características específicas tanto na coreografia como em vestuário. Você que está interessado (a) em praticar alguma dança e deixar a vida sedentária de lado não perca mais tempo e veja qual destes estilos mais combina com você, e comece a praticar algumas dessas danças regionais brasileiras.

 

Fonte: https://www.guiadicas.com/dancas-regionais-brasileiras/