Conceitos: Esporte, Jogo, Exercício Físico e Atividade Física

11/06/2015 12:27

TEMA: Conceitos de esporte, atividade física e exercício físico (copie as perguntas em folhas separadas, respondam e entreguem; o texto pode ficar com vocês)

  1. Esporte, Atividade física e exercício físico
    1. Esporte

                Muitas vezes usamos os termos esporte, atividade física e exercício físico como sinônimo, porém tais nomes apresentam diferenças em suas definições e práticas. Portanto, o objetivo deste conteúdo é conceituar, classificar, refletir e propor vivências dos termos indicados.

                Iremos começar pelo esporte. Para Betti (1991) o esporte é uma atividade social institucionalizada, com regras, que envolve o prazer (lúdico), na forma de competição entre oponentes, cujo objetivo é determinar o vencedor. Já Bracht (1989) considera o esporte uma atividade corporal competitiva, que tem como objetivo a vitória, o rendimento físico-técnico, racionalização, record e cientificização do treinamento.

                Assim, ao considerar as duas definições o esporte tem o lúdico presente em sua prática, porém, as regras são determinadas por um código de conduta ou livro de regras que são respeitadas durante as competições. É institucionalizado, isto é, submetem-se as normas e leis de confederações, federações, entidades que regem as competições regionais, nacionais e internacionais.

                Para entendermos melhor o termo façamos uma comparação entre esporte e jogo. Huinzinga (2007, p. 33) apresenta a seguinte definição de jogo:              

“[...] uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotada de um fim em si mesmo, acompanhada de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida quotidiana”.

                Assim, o esporte difere do jogo tanto no objetivo quanto na organização. O jogo tem como objetivo, além da vitória, a participação, o caráter voluntário, o prazer (ou desprazer), o “não sério”, a liberdade é inerente ao jogo. Não segue regras rígidas de conduta, ou seja, as regras existem, porém podem ser alteradas de acordo com o consentimento dos participantes. Não se submete as normas ou leis de instituições esportivas. No esporte, não se exclui a importância dada aos resultados, o que se faz é tão importante quanto à livre escolha que se fez.

                Baseado no texto e nas suas experiências corporais realize as atividades (responda em uma folha separada):

  1. O futebol é sempre um esporte ou pode ser um jogo?
  2. Diferencie o jogo de Bets (caso não conheça, pergunte a um amigo) do Beisebol que trabalhamos em aula. Considere: Regras, vestuário, árbitro, duração da partida e campo de jogo.
  3. Faça a relação:

Esporte (1)

 

(     ) Vitória

 

 

(     ) Voluntário

 

 

(     ) Flexibilidade de conduta

 

 

(     ) Livro de regras

 

 

(     ) Institucionalizado

Jogo (2)

 

(     ) Participação

                Agora, vamos estudar o esporte sobre três dimensões: educação, participação e performance. Segundo Tubino (1991, p. 31-37) o esporte, a partir do pressuposto do direito de todos à prática esportiva, pode ser compreendido por meio de três manifestações ou formas de exercício deste direito:

  • Esporte-educação: nesta percepção o conteúdo é fundamentalmente educativo; as competições escolares devem ter um sentido educativo,   e não simplesmente reproduzir as competições de alto nível. Tubino ao falar desta percepção cita Teotonio Lima, que acredita numa orientação educativa do esporte sob três aspectos pedagógicos: a de integração social (participação na tomada de decisões), a de desenvolvimento psicomotor (atender as necessidades de movimento e proporcionar situações de juízo crítico, auto-avaliação) e a das atividades físicas educativas (proporcionar o desenvolvimento das aptidões e capacidades). Outro ponto está na formação para a cidadania, na qual Tubino cita Hirschman. Nesta visão três dimensões deveriam ser consideradas: a cidadania política (exercício do poder, direito do voto), a cidadania civil (liberdade de pensamento e expressão) e a cidadania social (expressa na educação, saúde, bem-estar e segurança).
  • Esporte-participação: aqui está a dimensão social do esporte com o princípio do prazer lúdico; relaciona-se com o lazer e o tempo livre; também é chamado de popular. Apresenta os seguintes propósitos: descontração, diversão, desenvolvimento pessoal e relações entre as pessoas. Além das condições hedonísticas (o prazer como bem supremo) o esporte popular tem o seu valor social. Tal valor é evidente nos programas de esportes nascidos nos grupos ou comunidades, aqui presente o caminho democrático. A participação equilibra o quadro de desigualdades esportivas encontrado na dimensão do esporte-performance.
  • Esporte-performance: sinônimo do conceito de esporte até a década de sessenta. Exige organização complexa e investimentos. Traz consigo os propósitos de êxitos esportivos, a vitória, códigos e regras preestabelecidos pelos organismos internacionais. Tendência natural de ser praticado por talentos esportivos, o que impede de ser considerada uma manifestação comprometida com os preceitos democráticos. Nos espetáculos esportivos está presente a dimensão social, com suas possibilidades positivas (intercâmbios internacionais, fortalecimento da sociedade, geração de profissões, turismo, influência no esporte popular) e negativas (meio de negócio, exclusão, reprodução da violência que acontece no cenário esportivo, incentivo ao consumo exacerbado de produtos esportivos).

                Por conseguinte, numa visão sociocultural o vínculo cultural de cada modalidade esportiva estará no jogo que a originou; o significado e os valores que dão sentido cultural ao esporte estão sempre no jogo. Portanto, o jogo é um componente sociocultural do esporte, porém, a exacerbação do agon (competição, disputa), ou o detrimento do ludens (lúdico, prazer), tornou o esporte muito mais competição do que jogo, perdendo parte do seu significado sociocultural inicial.

Vamos refletir.

  1. Faça a correspondência:

(1) Esporte-educação

(     ) Praticado por talentos esportivos

(2) Esporte-participação

(     ) Considera a cidadania política, civil e social

(3) Esporte-performance

(     ) Relaciona-se com o prazer e o tempo livre

  1. Qual das três dimensões apresentadas por Tubino mais se assemelha ao conceito de esporte e de jogo?
    1. Atividade Física e Exercício Físico

                O termo atividade física é definido como qualquer atividade que proporcione gasto energético acima dos níveis de repouso, como nas atividades domésticas, laborais, de lazer, exercícios e esporte. Assim, varrer uma casa, lavar roupa, caminhar pelo parque, dirigir um carro, jogar uma partida de futebol, nadar etc., são atividades físicas. Porém, nem toda atividade é um exercício físico.

                        O exercício físico é definido como uma atividade sistematizada, repetitiva, padronizada, com objetivos relacionados ao desenvolvimento de habilidades motoras ou capacidades físicas. Por conseguinte, uma atividade física planejada, orientada e proposta para a manutenção ou melhora da aptidão física (capacidade aeróbia, capacidade muscular, flexibilidade e composição corporal), é considerada um exercício físico. Por exemplo, quando realizo uma série de abdominais o faço de forma repetitiva, padronizada e com o objetivo de manter ou melhorar a resistência ou força dos músculos do abdômen. Já, quando vou varrer uma casa não determino o número de movimentos que irei realizar para limpar toda a casa, nem tenho como objetivo fortalecer os músculos que estão envolvidos no ato de varrer. Dessa forma, todo exercício físico é uma atividade física, porém nem toda atividade física é um exercício físico.

                Vamos refletir.

  1. Para o desenvolvimento das capacidades físicas (força, velocidade, agilidade, flexibilidade, resistência) o mais indicado são exercícios físicos ou atividades físicas?
  2. Soma. Assinale as alternativas corretas e faça a soma:

         ( 2 )

Lavar o carro é um ótimo exercício físico.

         ( 4 )

Exercício físico é uma atividade repetitiva sem fins determinados.

         ( 1 )

Hoje irei à academia realizar muitos exercícios físicos.

         ( 7 )

Atividade física é toda atividade com gastos de energia abaixo dos níveis de repouso.

Total (    )

 

  1. Faça um texto mostrando a relação dos conceitos estudados, isto é, como os conteúdos estudados podem auxiliar na realização das atividades diárias ou na prática de esportes, jogos, lutas etc.