Boxe

02/02/2016 12:36

Boxe  

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais. O esporte foi reformado em 1867, com as Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

O boxe foi primeiramente considerado esporte olimpíco em 688 a. C., na 23ª olimpíada; seu vencedor foi Onomastus de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte. Posteriormente, quando do ressurgimento dos Jogos Olímpicos daEra Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição. O boxe somente foi incluído a partir das Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com exceção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

O muay thai (boxe tailandês) descende de uma arte marcial tailandesa chamada muay boran (boxe antigo), que incorporou regras e movimentos do boxe inglês. Os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversários.

Seguem os golpes:

  • Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;
  • Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
  • Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
  • Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
  • Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Nocaute

O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitado-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adverário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, no inglês technical knockout (TKO).

Sparring é o pugilista que ajuda no treinamento de um outro pugilista. Muitos lutadores profissionais começam suas carreiras como sparring, antes de se profissionalizarem. Alguns exemplos clássicos de sparrings, que depois vieram a se tornar campeões incluem: Larry Holmes, sparring de Muhammad Ali; Oscar de Ia Hoya, sparring de Julio Cesar Chavez; e Riddick Bowe, sparring de Evander Holyfield.

Os pugilistas são divididos em categorias, de acordo com seus pesos. No Boxe profissional temos as seguintes durações das lutas:

- Masculino: 4 a 10 rounds, de três minutos cada, e 12 rounds para pontuação internacional;

- Feminino: 4 a 8 rounds, de dois minutos cada.

Boxe amador:

- Masculino: 3 rounds com dois minutos para iniciantes, e para os demais 4 rounds, com duração de três minutos.

- Feminino: 3 rounds de dois minutos.

Equipamentos específicos utilizados nos treinamentos de boxe

(Imagens na galeria de fotos)

MANOPLA – aparador de socos                              

Speed Ball – tempo de reação                                                

Punching Ball – trabalho de resistência e coordenação                                

Punching bag (Saco de Pancada)

 

Boxe Olímpico

         

O duelo masculino é disputado em três rounds de 3 minutos. Já as lutas femininas têm quatro rounds de 2 minutos. Ao final de cada round, 5 juízes atribuem notas aos dois pugilistas, mas o resultado só é revelado ao final do combate. Um boxeador recebe 10 pontos a cada round vencido, enquanto o perdedor ganha entre seis e nove pontos. Um computador seleciona as notas de 3 dos cinco árbitros, e o placar definitivo é obtido ao final do combate.

                Golpes acertados, domínio da luta, competitividade, técnica, tática e conformidade com as regras são alguns dos quesitos avaliados pelos árbitros para definir o vencedor de cada round. Normalmente quem termina a luta com mais pontos é o vencedor – exceções para as desqualificações e para o ponto alto do boxe, o nocaute.

                Os homens não usam mais capacetes, somente as mulheres.

                O árbitro garante o cumprimento das regras e o bom andamento da luta, podendo inclusive interrompê-la a qualquer momento. Ele levanta a mão do vencedor após o final do combate.

 

Termos utilizados no boxe

 

Stop: Palavra inglesa que se pronuncia "istópe" e significa "pare". Ela é uma ordem do árbitro determinando que, momentaneamente, os boxeadores parem de lutar de modo que ele possa fazer uma advertência, iniciar uma contagem, chamar o médico de ring ou tomar qualquer outra providência que achar necessária.

Break: Palavra inglesa que se pronuncia "breique" e significa quebrar; ela e' usada pelo árbitro como ordem para os lutadores se separarem de um clinch. No Brasil, é comum ouvirmos a pronúncia errada "bréque", resultado de lamentável confusão entre "brake" ( que significa freiar ) e "break".

Box: verbo que tem significado oposto do "stop": é um comando do árbitro para que os boxeadores recomecem a lutar.
(não confunda o comando box com o substantivo boxe, o qual denota nosso esporte, conforme já foi explicado acima).

Fontes: http://www.infoescola.com/esportes/boxe-pugilismo/; http://www.cbboxe.com.br/sitenovo/HistoriaBoxeOlimpico; http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/boxe.htm