Basquetebol

26/11/2014 13:33

BASQUETEBOL

 

Posições

            São usadas, geralmente, no basquete, três posições: alas, pivôs e armador. Na maioria das equipes temos dois alas, dois pivôs e um armador.

           Armador ou base é como o cérebro da equipe. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola. Em inglês essa posição é conhecida como point guard ou simplesmente PG. Junto com o Ala é também um bom arremessador de média e longa distância.

          Ala e ala/armador ou extremos jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o base, ou fazer muitas cestas, pois são especialistas em arremessos de média e longa distância. Esses jogadores também executam infiltrações seguidas de bandejas. Em inglês essas posições são conhecidas como small forward ou simplesmente SF e shooting guard ou simplesmente SG, respectivamente.

           Ala/pivô e pivô ou postes são, na maioria das vezes, os mais altos e mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitos afundaços (enterradas) e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos. Em inglês essas posições são conhecidas como power forward ou simplesmente PF e center ou simplesmente C.

 

Duplo-Duplo

            O desempenho de um jogador numa partida de basquetebol é avaliado segundo vários requisitos: números de pontos marcados, assistências efetuadas, ressaltos ofensivos e defensivos, bloqueios de lançamento, roubos de bola, etc. Assim, um jogador obtém um duplo-duplo quando consegue 10 ou mais, em dois desses requisitos. Daí o nome de duplo, devido aos dois dígitos.

Triplo-Duplo

            O jogador obtém um triplo-duplo quando conseguir 10, ou mais, em três requisitos.

 

 

Regulamento FIBA

  • Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
  • Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
  • Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronômetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
  • Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipe que defende.
  • Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
  • Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
  • Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos. Excetuando torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a partida por terminada.
  • Resultado – O jogo é ganho pela equipe que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
  • Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre; não podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que esta toque no aro.
  • Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
  • Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
  • Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.
  • Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
  • Regra dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
  • Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
  • Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
  • Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
  • Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
  • Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
  • Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipa adversária.
  • Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contato pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada uma falta.
  • Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
  • Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
  • Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.

Fonte: www.fiba.com.br

            O que discutimos em aula: 

            A versão mais conhecida sobre o início do basquetebol (popularmente conhecido como basquete) é aquela na qual o esporte surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

            O basketball é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta de seus adversários e impedir a outra equipe de ganhar o controle da bola ou marcar pontos.

            A quadra de jogo será plana, de superfície dura e livre de obstruções (Diagrama 1) com dimensões de vinte e oito (28) m em comprimento por quinze (15) m de largura medida a partir da borda interna da linha limítrofe.

            As federações nacionais têm autoridade para aprovar, para suas competições, quadras de jogo já existentes, com dimensões mínimas de vinte e seis (26) m de comprimento por quatorze (14) m de largura.

Uma equipe de basquetebol possui jogadores que desenvolvem funções específicas, como: pivô, ala e armador. O pivô é geralmente alto e forte e responsável pelos rebotes tanto no ataque quanto na defesa. O ala deve ser um jogador rápido, ágil e com um bom raciocínio esquemático, pois tem a função de distribuir a bola e armar as jogadas (é o chamado “jogador pensante da equipe”). O ala é um jogador alto, rápido, veloz e bom arremessador de média e longa distância.

            No basquetebol é permitido dar 2 (dois) passos sem quicar a bola (o que é chamado de bandeja quando realizado após uma corrida seguido de um arremesso).

            Um jogador/equipe pode marcar 1, 2 ou três pontos num arremesso à cesta bem sucedido. A cesta proveniente de lance livre tem o valor de um ponto, na área dentro da linha tracejada de 6,25 tem o valor de 2 pontos, e fora dessa linha tracejada o valor de 3 pontos.

            Quando um jogador sofre uma falta no ato do arremesso e não converte a cesta, ele poderá tentar 2 ou três lances livres dependendo do local de onde ele arremessou. Porém, quando o jogador sofre uma falta no ato do arremesso e converte a cesta ele terá direito a apenas um lance livre, independente do local de onde ele arremessou, podendo, dessa forma, marcar até 4 pontos.

            Regra de 8 e 24 segundos: Sempre que um jogador ganha o controle de uma bola viva em sua zona de defesa, sua equipe deve fazer com que a bola chegue a sua zona de ataque dentro de oito (8) segundos. Sempre que um jogador ganhar o controle de uma bola viva em quadra, sua equipe deverá tentar um arremesso para a cesta dentro de vinte e quatro (24) segundos.

 

                Um jogador não pode ficar na área restritiva (garrafão) do adversário por mais que três (3) segundos consecutivos enquanto sua equipe tem o controle de uma bola viva na quadra de ataque e o cronômetro de jogo está ligado.

                Um drible começa quando um jogador, tendo conseguido o controle de uma bola viva na quadra, joga-a, dá-lhe tapas, rola-a ou dribla-a na quadra e toca nela novamente antes que a bola toque outro jogador.

 

                Um drible termina quando um jogador toca a bola com as duas mãos simultaneamente ou permite que a bola descanse em uma ou ambas as mãos.

            O basquetebol como os demais esportes sofrem influencia da mídia (principalmente a televisão). A maior ou menor audiência do basquetebol é devido a interesses financeiros – esportes mais populares possuem mais espectadores e consequentemente atraem o interesse dos canais de TV, sites, revistas, etc., por apresentarem um maior potencial no que diz respeito a patrocinadores –, porém a cultura também interfere nesse processo, já que a prática esportiva do basquetebol no Brasil não é tão difundida como em outros países (EUA), talvez esteja relacionado com os incentivos as práticas para as crianças (Educação Física escolar, por exemplo) como também aos resultados pouco satisfatórios nas competições esportivas.