Atletismo - Corrida

11/06/2015 12:28

ATIVIDADE AVALIATIVA

TURMA: Informática 1º período

Nome:

Atletismo

                A CORRIDA

100 metros rasos: é a prova mais nobre do atletismo, que premia o vencedor como o homem e a mulher mais rápidos do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha reta e vence quem chegar primeiro.

As fases da corrida são 4:

SAÍDA: O ATLETA DEIXA O BLOCO DE SAÍDA COM UM FORTE IMPULSO, MANTÉM O TRONCO INCLINADO E PRÓXIMO AO SOLO BUSCANDO GANHAR ACELERAÇÃO.

ACELERAÇÃO: JOELHOS PARA CIMA, BRAÇOS MOVENDO-SE RAPIDAMENTE DE CIMA PARA BAIXO, CORPO ERGUIDO.

PASSADA: EM QUE O ATLETA PROCURA MANTER A VELOCIDADE GANHA CORRENDO NA PONTA DOS PÉS.

CHEGADA, EM QUE O ATLETA CRUZA A LINHA DE CHEGADA INCLINANDO O SEU CORPO PARA FRENTE.

 

                Quando uma pessoa está andando ela mantém um dos pés no chão e o outro no ar a todo momento. Porém, na corrida, de tempos em tempos, os dois pés do atleta ficam no ar. A corrida é, na verdade, uma sucessão de pequenos saltos. Ao correr, a pessoa deve elevar os joelhos ao mesmo tempo em que movimenta os braços. Desta forma, obterá uma rápida deslocação do seu corpo.

                Nas corridas de velocidade (50m, 100m, 200m e 400m) os atletas usam o bloco de saída, no qual os pés são apoiados um à frente do outro. O juiz da prova pronuncia as vozes de comando: aos seus lugares e prontos. Na seqüência executa um disparo momento em que os atletas partem para ganhar aceleração, manter a velocidade imprimida e chegar ao final da distância da prova.

                Quando um atleta queima a largada (realiza um movimento ou mesmo um som antes do tiro) todos os atletas recebem uma advertência, isto é, o juiz mostra aos atletas um cartão verde (regra alterada). Esta advertência significa que na próxima queima de largada (independente do atleta que realize, sendo o atleta que queimou a primeira vez ou não) o atleta será eliminado.

Pista

                Há duas opções indicadas para a construção de uma pista de atletismo: sistema em poliuretano ou em mantas de borracha natural. Ambas estão disponíveis no país. Isso possibilita que atletas brasileiros tenham contato com pistas de qualidade internacional.             

                Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas, possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais próxima ao centro). A raia mais externa é mais longa, possuindo 449 metros. Nas corridas de curta distância, os atletas devem permanecer nas raias a partir das quais largaram. Nas corridas de média e longa distância, os atletas não precisam correr nas raias, e geralmente se encaminham para a raia mais interior, evitando percorrer distâncias maiores.

Exercícios:

1 – Elabore e responda 4 (quatro) questões, sendo 3 (três) do texto e  1 (uma) com saberes obtidos por meio das aulas.